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Economia
Terça, 04 de novembro de 2014, 19h21

Consumidor pretende comprar pelo menos um presente neste Natal, aponta pesquisa


 

 

     shopping, lojas, comercio varejista

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 87% dos consumidores têm a intenção de comprar pelo menos um presente de Natal este ano, percentual maior do que os 67%, no ano passado. Outros 3% disseram que não vão dar presentes e 10% estão em dúvida. O valor médio gasto com cada presente deve ser de R$ 122,40 contra os R$ 86,59 e cada um pretende comprar quatro presentes em média.

Segundo os dados apurados, 33% dos entrevistados querem diminuir os gastos com presentes este ano. Já 40%5 das pessoas ouvidas pretendem gastar o mesmo que no ano passado e 27% estão dispostos a gastar mais. Entre os que têm a intenção de dar um presente melhor ou mais presentes estão 29%. Entre os que querem diminuir as despesas com presentes, 35% alegaram estar endividados, 18% disseram estar desempregados e 17% pretendem economizar para adquirir outras coisas.

Para 63% dos 624 entrevistados, o preço é fator determinante para a escolha do local onde o presente será comprado. A maioria (86%) está disposta a pesquisar melhores condições de pagamento e valores menores. Entre os fatores mais importantes para a compra do presente de Natal estão a localização (36%) do comércio, as promoções (36%), a diversidade de produtos (33%) e a segurança do local (22%). A pesquisa indica que os locais preferidos para as compras devem ser os shopping centers (62%).

Entre as opções para escolha dos itens estão as roupas (77%), os calçados (50%) e perfumes e cosméticos (45%). As mães aparecem em primeiro lugar na lista de pessoas a serem presenteadas (56%), seguidos por filhos (53%), cônjuges (52%), pai (36%), amigos (22%) e namorados (20%). As formas de pagamento mais utilizadas pelos consumidores serão o dinheiro (50%), cartão de crédito parcelado (27%) e o cartão de crédito à vista (10%).

ABr

 




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