Levantamento feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) mostrou que 87% dos consumidores têm a intenção de comprar pelo menos um presente de Natal este ano, percentual maior do que os 67%, no ano passado.
Segundo os dados apurados, 33% dos entrevistados querem diminuir os gastos com presentes este ano. Já 40%5 das pessoas ouvidas pretendem gastar o mesmo que no ano passado e 27% estão dispostos a gastar mais. Entre os que têm a intenção de dar um presente melhor ou mais presentes estão 29%. Entre os que querem diminuir as despesas com presentes, 35% alegaram estar endividados, 18% disseram estar desempregados e 17% pretendem economizar para adquirir outras coisas.
Para 63% dos 624 entrevistados, o preço é fator determinante para a escolha do local onde o presente será comprado. A maioria (86%) está disposta a pesquisar melhores condições de pagamento e valores menores. Entre os fatores mais importantes para a compra do presente de Natal estão a localização (36%) do comércio, as promoções (36%), a diversidade de produtos (33%) e a segurança do local (22%). A pesquisa indica que os locais preferidos para as compras devem ser os shopping centers (62%).
Entre as opções para escolha dos itens estão as roupas (77%), os calçados (50%) e
ABr