Cuiabá | MT 24/04/2024
Economia
Quarta, 17 de dezembro de 2014, 09h47

Sindicatos Rurais de Mato Grosso fazem balanço do ano e planejam ações para 2015


Mais um ano chegando ao fim e os Sindicatos Rurais de Mato Grosso fazem um balanço dos trabalhos realizados ao longo de 2014 e projetam as metas para o próximo ano. Projetos voltados para a pecuária, ações em parceria com entidades e prefeituras municipais e a realização de grandes eventos estão entre os principais planos para 2015.

Em Brasnorte, o Sindicato Rural fecha 2014 com aumento no número de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e se prepara para a realização da primeira feira do programa Pró-Genética, que será realizada no munícipio no mês de maio. "Para 2015 iremos levar 54 cursos do Senar para atender os produtores de Brasnorte, que têm uma demanda muito grande por capacitação de seus funcionários. Além disso, estamos focados na implantação do programa Pró-Genética em nosso município, que terá a primeira feira de reprodutores no dia 30 de maio e que está sendo bastante aguardada pelos pecuaristas", informa o presidente, Aldo Rezende.

O Sindicato Rural de Canarana realizou neste ano o primeiro Estradeiro Municipal, percorrendo 250 km nas estradas municipais nas regiões de Milagrosa, Fazenda Carolina do Norte e Vale Verde. O percurso foi feito por produtores rurais e autoridades do município, como o prefeito e secretários. O resultado animou o presidente do sindicato, Arlindo Cancian, que já planeja outras edições. "Duas semanas após o Estradeiro, a prefeitura arrumou as estradas e consertou uma ponte que havia sido queimada e estava sem condições de uso. O resultado foi tão positivo que já estamos planejando outras edições para o próximo ano", destaca Cancian.

Para o Sindicato Rural de Barra do Garças a meta para 2015 é orientar os produtores que estão investindo na agricultura. "Hoje nosso município conta com 38 mil hectares de lavouras e há mais 50 mil ha disponíveis para serem convertidos em agricultura. É papel do sindicato orientar e estar junto do produtor nessas mudanças que estão acontecendo no município", enfatiza o presidente, Eduardo Baroni.

Eventos - Os Sindicatos Rurais de Primavera do Leste e Campo Novo do Parecis estão trabalhando na organização de suas feiras tecnológicas, que serão realizadas em abril de 2015.

O presidente do Sindicato Rural de Primavera do Leste, José Nardes, explica que a entidade trabalha desde o início deste ano na realização da primeira Farm Show. O evento substituirá a atual Expoprima e seguirá os padrões das grandes feiras de negócio do Brasil. Será entre os dias 8 e 10 de abril de 2015. "Estamos trazendo uma inovação para o sul do Estado, que ainda não conta com este modelo de evento. Entendemos que as feiras agropecuárias estão deixando de atender o seu público alvo: o produtor rural. Por isso optamos por um modelo que conte com um espaço de negócios e troca de informações ligadas ao campo. Nossa expectativa é girar R$ 150 milhões em negócios", diz Nardes.

A tradicional feira Parecis SuperAgro deve movimentar Campo Novo do Parecis entre os dias 12 e 15 de abril. Esta será a sétima edição do evento, realizado pelo Sindicato Rural do município, que pretende superar os R$ 170 milhões em negócios realizados em 2014. "Os preparativos estão a todo vapor. Aumentamos o espaço do parque de exposições para comportar os novos expositores. Contaremos com novos parceiros nesta edição e também muitas palestras", pontua o presidente Alex Utida.

A Famato é a entidade que representa 87 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Junto com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), forma o Sistema Famato. Acompanhe as redes sociais: www.facebook.com/sistemafamato e @sistemafamato (twitter e instagram). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114