Cuiabá | MT 29/03/2024
Economia
Sexta, 06 de fevereiro de 2015, 11h18

Ministério Público de Contas define Planejamento Estratégico de Longo Prazo


Membros e servidores do Ministério Público de Contas de Mato Grosso (MPC-MT) se reuniram na tarde da última quinta-feira (05.02) para concluir os termos do Planejamento Estratégico de Longo Prazo (2015-2020). Esse encontro marcou o fim de uma série de reuniões que se sucederam ao longo de 2014 para discutir as perspectivas, metas, iniciativas e a identidade organizacional da instituição.

A reunião foi comandada pelo Procurador-geral William de Almeida Brito Júnior com o apoio dos Procuradores de Contas Alisson Carvalho de Alencar, Gustavo Coelho Deschamps e Getúlio Velasco Moreira.

Para o procurador Alisson Alencar, a participação de todos esses membros e demais servidores do MPC-MT foi fundamental para a concretização do projeto. "Planejamento é essencial para a boa execução das tarefas e missões do Ministério Público de Contas. Essa foi a experiência que nós aprendemos com o Tribunal de Contas de Mato Grosso e que definimos durante 12 meses com a participação de todos os servidores e também membros. A partir de agora o Ministério Público vivencia um novo momento histórico", assegurou.

O Plano Estratégico de Longo Prazo entrará em vigor, juntamente, com a posse da nova gestão para o biênio 2015-2016, que ocorre no dia 10 de fevereiro. Na ocasião, Gustavo Deschamps assumirá o cargo de procurador-geral e William Brito a função de procurador-geral substituto.

Para Gustavo Deschamps, todo o planejamento foi pensado sob diversas perspectivas, dentre elas, a da sociedade, do TCE-MT, dos processos internos, da área financeira. E explica: "para essas áreas, várias ações serão implementadas em todo esse período e se desdobrará nas próximas três gestões de cada procurador do Ministério Público de Contas. Eu terei a responsabilidade de agora, 2015-2016, executar essa primeira etapa do Planejamento Estratégico de Longo Prazo".

Todos os ajustes e o início desse processo de estabelecimento de uma nova identidade organizacional ocorreram durante a gestão do procurador-geral William Brito Júnior. Ele ressaltou que o planejamento foi pensado de forma a melhorar a qualidade do trabalho desempenhado pelo MPC-MT junto à Instituição parceira, o TCE-MT. "Nosso trabalho desemboca no Plenário do Tribunal de Contas. Então, nosso objetivo é que façamos um trabalho de excelência, de alta qualidade, mais técnico e mais justo possível, para que possamos auxiliar os conselheiros no julgamento das contas e de toda a competência do Tribunal de Contas", comentou Brito.

Concordando com a melhoria nos pareceres ministeriais advinda desse longo planejamento, o procurador-geral substituto Getúlio Velasco afirmou que haverá maior vinculação entre as próximas gestões, por influências que vão de simples como "a padronização dos pareceres a mais complexas como ações de atendimento à sociedade. Isso tudo vai permitir que tenhamos uma uniformidade".

Ao longo destes primeiros seis anos do MPC-MT, o principal objetivo institucional foi o de buscar por fortalecimento, elaborando a infraestrutura interna com recursos materiais e humanos, trançando direcionamentos. Junto ao TCE-MT, a Instituição opina através de pareceres e auxilia no julgamento preciso das contas. A partir desse Planejamento Estratégico de Longo Prazo, além de participar das deliberações, o MPC-MT terá uma postura mais proativa em parceria com o Tribunal de Contas.

Também estiveram presentes durante este processo de planejamento os respectivos chefes de gabinete, Francisney Liberato, Karina Richter, Ana Carolina Dayrell e José Barbosa do Prado Neto; o secretário Executivo, Félix Alberto Ciekalski, o coordenador de Administração de Infraestrutura, Alan Pimenta, o coordenador de Gestão de Pessoas, Alexandre Maciel e o assessor de comunicação, André Barros. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114