Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 22h56

Comércio varejista fecha dezembro com forte queda em relação a novembro


Apesar de ser um mês em que tradicionalmente há aumento das vendas devido às comemorações natalinas, o comércio varejista fechou o mês de dezembro do ano passado com queda expressiva, em relação a novembro do mesmo ano, tanto no volume de vendas quanto na receita nominal. A receita nominal é calculada sem levar em conta a inflação do período.

Dados divulgados hoje (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que, em dezembro de 2014, em relação a novembro, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista do país apresentou quedas de 2,6% no volume de vendas e de 2,4% na receita nominal. Ajuste sazonal é um acerto feito pelos técnicos para compensar números que variam de acordo com a estação.

Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio, ambos os casos foram os primeiros resultados negativos após quatro meses consecutivos de crescimento. Em relação a dezembro do ano anterior, o volume de vendas variou 0,3% e a receita, 6,0%. No acumulado do ano, o volume foi a 2,2% e a receita, a 8,5%.

No comércio varejista ampliado, a variação sobre o mês anterior, com ajuste sazonal, foi ainda pior: quedas de 3,7% tanto para o volume de vendas quanto para a receita nominal. No primeiro caso, o volume de vendas voltou a ser negativo depois de três meses de crescimento e, em relação à receita, depois de cinco meses consecutivos positivos. Em relação ao ano anterior, o volume de vendas também teve variação negativa (-2,2%) sobre dezembro de 2013, mas a receita nominal subiu 3%. No acumulado do ano, o volume de vendas mostrou recuo (-1,7%), enquanto a receita nominal elevou-se em 3,9%. 

ABr




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114