Cuiabá | MT 23/04/2024
Economia
Segunda, 27 de abril de 2015, 11h16

Cipem alerta para atenção com cargas para evitar apreensões


Diante do problema instalado referente retenção de cargas no posto fiscal divisa MT/MS, o Superintendente Operacional do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Valdinei Bento, esteve no local entre os dias 23 e 24.04 e as informações obtidas foram de que a natureza da operação foi a fiscalização volante em todas as saídas do Estado; a duração será de tempo indeterminado (de acordo com os fiscais do Indea será constante e após a saída da equipe atual deverá vir outra e assim sucessivamente); as apreensões durante os dois primeiros dias de operação foram de seis cargas, sendo cinco por apresentar problemas de divergência de espécies e uma de quantidade (volumetria). De acordo com o escrivão do município de Itiquira, uma das cargas apreendidas pode ser da espécie Castanheira.

O superintendente alerta ainda que houve situação atípica na fiscalização, os motoristas foram presos por ordem de um Juiz de Rondonópolis (na ausência do Juiz da comarca de Itiquira). Contudo, é importante ressaltar que todas as seis cargas apreendidas até sexta feira 23.04 foram carregadas no Estado de Rondônia/RO.

Sendo assim, o Cipem solicita atenção redobrada nos procedimentos e conferência das cargas para evitar problemas e informa ainda, que a entidade está em contato com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) para que, havendo a necessidade de questionar judicialmente o laudo de fiscalização, o segmento florestal possa apresentar novo laudo elaborado pela Universidade.

Portanto, os associados que tiverem certeza que o procedimento realizado está correto, mas que, ainda assim, o Indea apreenda a madeira, devem entrar em contato e apresentar cópia da documentação pertinente bem como parte (pedaço) da madeira questionada para análise.

O presidente do Cipem, Geraldo Bento, salienta que a entidade vai continuar a acompanhar o processo e novas informações serão transmitidas por e-mail e na reunião mensal do setor que ocorre no próximo dia 29, na sede da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt). 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114