Cuiabá | MT 25/04/2024
Economia
Segunda, 11 de maio de 2015, 17h28

Momento é propício para o fortalecimento das lojas físicas, afirma especialista em varejo


O publicitário Luiz Alberto Marinho ministrou palestra direcionada a lojistas de shopping, na noite desta quinta (7)

"O varejo atualmente passa por uma fase de valorização e renascimento das lojas físicas". É o que afirmou o publicitário e diretor da GS&BW, Luiz Alberto Marinho, durante palestra ministrada na noite desta quinta-feira (07.05). O evento foi uma realização da União dos Lojistas de Shopping Centers de Mato Grosso (Unishop) e contou com o apoio de empresários do setor.

Em sua palestra, Marinho compartilhou a experiência de participação do maior evento mundial do segmento de varejo, o NRF - National Retail Federation Big Show 2015. O evento acontece anualmente em Nova York e, neste ano reuniu 40 mil pessoas, dentre elas 1.800 brasileiros. A grande mensagem deste ano mostra em números aquilo que o profissional afirma em sua palestra: as lojas físicas foram responsáveis por 91% das vendas em 2014 nos EUA, enquanto as lojas online somaram apenas 9%.

"As lojas físicas estão apresentando crescimento cada vez maior, mas não dentro do modelo tradicional e antigo. Mas utilizando a tecnologia digital a seu favor. O consumidor quer transitar entre o físico e o digital, no que chamamos de phygital", destacou Marinho. O palestrante ainda lembrou que neste mesmo período mais de um trilhão de vendas foram influenciadas pelo universo online.


A mudança do modelo de consumo moldou um novo consumidor, que, segundo Marinho, não busca apenas a compra, mas também as experiências e principalmente o relacionamento. Citou o exemplo da rede de cafeterias Starbucks, que não vende apenas seus produtos, mas oferece um ambiente acolhedor para que o cliente viva novas experiências.

Para promover o diferencial de uma loja física, o empresário deve ter em mente três possibilidades: a disponibilização de serviços que sejam úteis ao produto que esta loja vende. Outra possibilidade é o desenvolvimento de um produto customizado, que seja "a cara do cliente". E, por fim, empresas que também mostrem estar preocupadas com o bem estar físico e mental de seus consumidores.

"É de suma importância enxergar essas mudanças a curto prazo, sem esquecer que o sucesso do varejo é agregar o físico, o digital, mas especialmente o humano".

Luiz Alberto Marinho finalizou sua palestra compartilhando o segredo para o momento de crise econômica: "foco na eficiência da loja, eliminando perdas de improdutividade, mas principalmente não perder o otimismo e a vitalidade, fundamentais para nos manter vivos".

O evento contou com o apoio da CDL Cuiabá, dos Shoppings Goiabeiras, 3 Américas, Pantanal, Estação Cuiabá e Várzea Grande Shopping e da Lebrinha.

A UNISHOP

Recentemente fundada, a Unishop é uma entidade que representa os lojistas de Shoppings Centers de Mato Grosso, e tem como objetivo o fortalecimento do setor e a transparência dos processos e contratos celebrados entre lojistas e Shoppings Centers. Saiba mais: www.unishop.org.br 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114