Cuiabá | MT 29/03/2024
Economia
Segunda, 27 de julho de 2015, 09h01

Programa da Economia Criativa envolve cinco secretarias


Representantes de cinco secretarias de Estado estiveram reunidos entre os dias 22 e 23 de julho com consultores do Sebrae para mais uma etapa de modelagem do Programa da Economia Criativa de Mato Grosso, que tem como objetivo criar uma política, diretrizes e ações para o desenvolvimento da economia criativa no território mato-grossense.

A economia criativa se coloca como uma alternativa para o desenvolvimento econômico do Estado, articulando uma rede de negócios que contemple os princípios de criatividade, diversidade cultural, sustentabilidade e inclusão social; identificando, desenvolvendo, fortalecendo e fomentando os segmentos e territórios criativos.

O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) em parceria com as secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Desenvolvimento Econômico (Sedec), Educação (Seduc) e Trabalho e Assistência Social (Setas), além da cooperação do Sebrae e consultoria da Barcelona Media.

As recentes reuniões compreendem mais uma etapa de desdobramento das ações ligadas ao programa. O grupo de trabalho avançou significativamente nas discussões sobre a formatação final das mesmas.

Entre as ações discutidas estão: possibilidades do lançamento de um prêmio para a iniciativa criativa; criação de um selo da economia criativa do Estado; mapeamento do mercado de trabalho da economia criativa; fomento por meio de linha de crédito; qualificação do setor através de cursos e consultorias; implantação do Centro da Economia Criativa de Mato Grosso; e realização de um seminário de divulgação e disseminação da economia criativa.

Segundo o coordenador de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Rafael Albertoni Mazeto, a economia criativa, incentivada por uma política pública de governo, se coloca como uma estratégia de desenvolvimento socioeconômico para Mato Grosso. “Participamos este mês, em Brasília, do 2° Encontro da Rede de Incubadoras Brasil Criativo e conhecemos as ações planejadas pelos outros Estados. O trabalho do governo do Estado para a implantação do Centro da Economia Criativa em Cuiabá foi elogiado por outros estados participantes e por isso estamos trabalhando muito para que se torne realidade”.

Com o resultado dessa reunião e por orientação da consultoria, as secretarias continuarão desenvolvendo trabalhos internos acerca do programa e se reúnem novamente no dia 11 de agosto para mais uma rodada de trabalhos e finalização do Programa da Economia Criativa de Mato Grosso.

Economia Criativa - É o conjunto de atividades econômicas que dependem da criatividade e do conteúdo simbólico como fator mais expressivo para a produção de bens e serviço. O setor é um dos que mais se desenvolvem no Brasil e é formado por quatro grandes áreas: consumo, cultura, mídias e tecnologias. Estima-se que a indústria criativa brasileira gere um Produto Interno Bruto equivalente a R$ 126 bilhões, ou 2,6% do total produzido no Brasil em 2013.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114