Cuiabá | MT 19/04/2024
Economia
Quarta, 30 de setembro de 2015, 17h44

Pesquisa do Dieese indica que desemprego em SP fica estável em agosto


A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo em agosto manteve-se em relativa estabilidade, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego, divulgada hoje (30) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em parceria com a Fundação Seade.

Na região metropolitana de São Paulo, a taxa passou de 13,7% em julho para 13,9% em agosto, percentual que o Dieese considera estável. O número de desempregados na região metropolitana de São Paulo foi estimado em 1,537 milhão, o que significou 23 mil pessoas a mais que no mês anterior. Em comparação a agosto do ano passado, no entanto, o crescimento foi bem maior. No ano passado, a taxa correspondia a 11,3%.

Conforme o Dieese, o número é resultado da estabilidade do nível de ocupação [com a eliminação de 18 mil postos de trabalho] e da População Economicamente Ativa (PEA), com o ingresso de cinco mil pessoas no mercado de trabalho.

A pesquisa indicou ainda que o nível de ocupação também permaneceu praticamente estável, com queda de 0,2%, e contingente de ocupados estimado em 9,517 milhões.

Segundo o Dieese, isso decorreu de reduções na indústria de transformação [queda de 2,7% ou eliminação de 41 mil postos de trabalho], na construção [-1,6% ou -11 mil postos de trabalho] e nos serviços [-0,5% ou -30 mil], compensados pelo aumento no comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas [aumento de 4,3% ou geração de 73 mil postos de trabalho].

A pesquisa constatou também que diminuiu o número de trabalhadores com carteira assinada [-0,8%]. No setor privado, cresceu o número de trabalhadores sem carteira de trabalho [aumento de 1,1%] e caiu o de trabalhadores com carteira (-0,4%). Cresceu ainda o número de trabalhadores autônomos (1,7%) e de empregados domésticos (1,5%).

Entre junho e julho deste ano, os rendimentos médios reais de trabalhadores ocupados caiu 2,4% e dos assalariados apresentou queda de 1,6%, passando a equivaler a R$ 1.899 e R$ 1.939, respectivamente.

ABr 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114