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Economia
Quarta, 07 de outubro de 2015, 13h29

Blairo defende pagamento diferenciado a empreiteiras para manter fluxo das obras da BR 364


Redação

A Comissão de Infraestrutura do Senado (CI), sabatinou na manhã de hoje o diretor de administração e finanças no Departamento de Infraestrutura e Transporte (DNIT), o indicado Fernando Fortes Melro Filho quando foi questionado pelo senador Blairo Maggi sobre o andamento e a continuidade de obras prioritárias pelo DNIT em Mato Grosso, e defendeu a atuação das Unidades Regionais no pagamento direto às empreiteiras.

"Hoje, esses pagamentos do DNIT são feitos por ordem cronológica, ou seja, eles fazem a medição, autorizam o empenho, porém quando a ordem de pagamento chega em Brasília, entra numa fila de espera, numa lista geral. Defendo que os recursos sejam repassados diretamente aos Estados através das Unidades Regionais, desvinculando esses pagamentos, para que sejam feitos por quem está lá e sabe da urgência e continuidade das obras", disse Maggi.

Obras em Mato Grosso

Blairo voltou a comparar o cronograma das obras concessionadas com as públicas. "No nosso estado a diferença entre as obras da iniciativa privada - de duplicação da BR 364 - que tem no mesmo percurso um trecho de 212 km de Rondonópolis a Cuiabá, onde 13 empresas do Dnit tocam, é simplesmente gritante. Essas empresas não conseguem dar continuidade às obras por conta desse cronograma do DNIT, que tem deixado as empreiteiras com seis meses de atraso no pagamento", reforçou.

O mato-grossense aproveitou para destacar que inclusive em alguns trechos que não foram entregues ainda, o pedágio já está sendo cobrado. "As empresas têm um limite de fôlego para tocarem as obras. Em virtude do atraso no pagamento feito pelo Governo Federal, os bancos estão trancando a liberação de financiamentos já que não possuem garantia de receber, e isso tem levado empresas a cobrarem pedágio sem entregar alguns trechos, por exemplo, de Rondonópolis à Cuiabá", explicou.




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