Cuiabá | MT 19/04/2024
Economia
Segunda, 30 de novembro de 2015, 19h13

Encontro sobre economia mato-grossense marca Jubileu de ouro da Faculdade de Economia


A Faculdade de Economia (FE) da Universidade Federal de Mato Grosso completa 50 anos de existência, e para comemorar esta data realiza, de 02 a 04 de dezembro, o X Encontro sobre Economia Mato-Grossense – Lutas e Conquistas da Faculdade de Economia. Durante o evento serão celebrados também os dez anos do Programa de Pós-Graduação – Mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional.

A cerimônia de abertura será na próxima quarta-feira (02), às 8h, no Auditório da FE. E às 19h será ministrada a conferência “Cores e tonalidades de uma narrativa de vida: por uma economia lúdica, poética e crítica”, pela professora Betty Nogueira Rocha, da Universidade Feral Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A programação inclui painéis, mesas-redondas e palestras. Para consultar mais informações sobre o evento clique aqui.
História

A Faculdade de Economia da UFMT foi criada em 08 de setembro de 1965, através da Lei Estadual n. 2413, publicada no Diário Oficial n. 14757 de 13 de setembro de 1965, no governo de Fernando Corrêa da Costa, com o nome de Faculdade de Ciências Econômicas de Mato Grosso. Fizeram parte da Comissão Especial para a criação da Faculdade de Economia de Mato Grosso os docentes Hélio Vieira, José lobo e Milton Bacha.

O Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso autorizou o funcionamento do curso de Ciências Econômicas de Mato Grosso através da Resolução n. 15, de 22 de março de 1966, no governo de Pedro Pedrossian. Assinaram a Resolução o presidente do Conselho Estadual de Educação, Padre Raimundo Pombo, e os membros professor Clóvis Corrêa Cardoso, Padre Miguel Alagna, professoras Paulina Antunes de Barros, Adair Rodrigues Duque e Gracildes Melo Dantas.

A Faculdade de Economia teve uma trajetória marcada por lutas e conquistas, tendo participado de momentos importantes do desenvolvimento regional. Nasceu da luta de um grupo de jovens idealistas para ajudar a pensar Mato Grosso, e teve como porta voz o saudoso professor fundador Edson de Souza Miranda.

O primeiro diretor da Faculdade de Economia foi o professor Agripino Bonilha Filho. Exerceram a docência na Faculdade de Economia: Benedito Zacarias da Silva, Vicente Machado de Ávila, Carlos Corrêa, Leonardo Shessarenko, José Manuel Carvalho Marta, Adejá de Aquino, Manoel Pinto da Fonseca, Pedro Novis Neves, Guilherme Frederico de Moura Müller, Alfredo da Motta Menezes, José Pereira Régis, Isabel Guarim, João Eduardo de Resende, Marina Müller de Abreu Lima, João Orlando Flores Maciel, Jesus da Silva Brandão, Genésio dos Santos Moreno, João José de Amorim, Valter Demberck, Frederico Augusto Müller, João Orlando Flores Maciel, Leila Metelo, Aldo Romani e muitos outros.

“O Programa de Pós-Graduação, Mestrado em Agronegócios e Desenvolvimento Regional da Faculdade de Economia encontra-se completando dez anos em Mato Grosso. Tem muitas dissertações produzidas e em andamento, e que encontram-se à disposição de interessados em conhecer mais de perto a economia regional”, completa o professor Fernando Tadeu de Miranda Borges.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114