Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Segunda, 02 de maio de 2016, 08h03

MT tem único programa do país de inclusão social pelo trabalho


Jana Pessôa

Lançado em junho de 2015 pelo Governo do Estado, o Emprega Rede é um programa inédito que busca acabar com a extrema pobreza em Mato Grosso por meio da inclusão social e produtiva.

Em menos de um ano, o modelo já traz importantes resultados para o público vulnerável, a exemplo de pessoas com deficiência (PCDs), mulheres vítimas de violência, estrangeiros, adolescentes do sistema socioeducativo e adultos que cumprem pena em regime fechado.

O Emprega Rede, executado pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) também está voltado à população tradicional, como indígenas e quilombolas, público nunca antes assistido pelo poder público com políticas de inclusão socioprodutiva.

Idealizador do programa, o titular da Setas, Valdiney de Arruda, faz uma análise positiva dos primeiros resultados do Emprega Rede. “Temos a convicção de que não há outro caminho para acabarmos com a extrema pobreza se não for pela inclusão por meio do acolhimento do cidadão em rede”, afirma.

Em rede, explica o secretário, significa ofertar várias portas de entrada para o público vulnerável chegar a uma vaga de emprego ou ter oportunidade de abrir um pequeno negócio. Por isso a Setas está buscando a adesão das prefeituras para que, por meio da rede sócio assistencial (Cras e Creas) encaminhe o cidadão até o Sine.

A mesma coisa ocorre com as delegacias de polícia, para que encaminhe a uma unidade do Sine as mulheres vítimas de violência, onde elas serão atendidas por uma equipe psicossocial, terá a oportunidade de frequentar curso gratuito de qualificação e disputar melhor preparadas uma vaga no mercado de trabalho.

No final de 2015, a Setas entregou certificados a um grupo de mulheres vítimas de violência que fizeram curso de culinária suína graças a uma parceria com a Acrismat. Em 2016, elas comercializaram seus produtos durante o evento Auto da Paixão de Cristo com grande aceitação.

As mulheres são prioridade neste processo e para elas o Governo do Estado lançou na última semana de abril, em parceria com Assembleia Legislativa e Sala da Mulher, o projeto Mulheres em Rede. Serão qualificadas mil mulheres de Cuiabá e Várzea Grande.

.

O mesmo acontece com a pessoa com deficiência. Pelo Emprega Rede, ela é encaminhada pelo Cras ou Creas ou pode ir diretamente ao Sine onde encontrará um atendimento distinto. Em 2015, com a implantação do programa, a Setas conseguiu registrar um aumento de 20% na colocação de PCDs no mercado de trabalho.

Adolescentes no processo de transição escola/trabalho também tem prioridade no Emprega Rede. A Setas vem qualificando este público para o primeiro emprego de maneira que não precisem abandonar a escola caso necessitem de trabalhar para contribuir com o orçamento da família. Inclusive adolescentes que cumprem medida socioeducativa em regime fechado.

A população indígena de Mato Grosso – em torno de 50 mil – também está na mira da Setas. Por meio da coordenação de políticas para os povos tradicionais, está fazendo um levantamento da demanda deste público para desenvolver ações de inclusão social e produtiva. “Estamos focados também a segurança alimentar dos indígenas”, informa o secretário Valdiney de Arruda.

Qualificação

Mais de dez mil vagas de qualificação profissional foram ofertadas pela Setas em 2015. O índice foi alcançado por meio do programa Emprega Rede em noventa e sete dos 141 municípios mato-grossenses graças a parceria com o “Sistema S” (Senar, Senac, Senai) e também pelo Pronatec.

O público alvo da qualificação abrangeu mulheres vítimas de violência, egressos do socioeducativo, trabalho escravo e infantil, pessoas com deficiência, idosos, indígenas e jovens menores de 18 anos. Ao todo, foram 536 turmas ofertadas nos quatro cantos de Mato Grosso.

Aporte internacional

A Setas tem buscado aporte técnico de várias instituições e entidades internacionais para a implementação de políticas de inclusão com vistas à erradicação da extrema pobreza em Mato Grosso a exemplo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Unicef, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), ODM/ODS e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114