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Economia
Segunda, 02 de maio de 2016, 15h42

Dia das Mães deve movimentar R$ 2,2 bilhões no comércio eletrônico


Este ano, o Dia das Mães deve ter movimentação de R$ 2,2 bilhões no comércio eletrônico, segundo estimativas da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Esse valor representa um crescimento de 8% em relação ao movimentado na mesma data do ano passado.

A comemoração, que será no dia 8 de maio, é considerada a segunda data mais importante para o varejo e a associação calcula que o tíquete médio deve totalizar R$ 256. A quantia é um pouco menos que a gasta no mesmo período de 2015, quando o tíquete médio registrado foi de R$ 320.

Mesmo ainda registrando crescimento, a evolução será menor do que o observado nos anos anteriores, aponta a entidade. Em 2015, por exemplo, o crescimento auferido foi de 26%, enquanto que em 2014 houve evolução de 23%.

De acordo com o presidente da ABComm, Mauricio Salvador, essa desaceleração se deve pelo cenário macroeconômico desfavorável, além das incertezas dos consumidores sobre o nível da renda e sobre o emprego. "A quantidade das famílias endividadas e a desconfiança sobre a economia acabam afetando o setor", afirma Salvador.

As categorias de produtos que se destacam na data são moda, cosméticos, eletrodomésticos, flores, casa e decoração.

Revisão para o ano

A ABComm também revisou a estimativa de crescimento do setor para o 2016. No início do ano, a entidade havia estimado que o comércio eletrônico movimentaria R$ 56,8 bilhões, crescimento de 18% em relação ao ano passado. Agora, a associação estima que esse número deva ser de cerca de R$ 52 bilhões, o que representa um crescimento de 8% em relação a 2015.

Para Salvador, essa revisão se deve não somente às mudanças dos indicadores de confiança dos consumidores e da queda do nível da renda e do emprego, mas também às incertezas geradas pelas novas regras para recolhimento do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) em transações de comércio eletrônico entre dois estados. 

Olhar Digital




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