Cuiabá | MT 19/04/2024
Economia
Segunda, 27 de junho de 2016, 18h35

Mercado financeiro projeta juros e taxa de inflação menores com novo governo


O mercado financeiro passou a esperar uma redução ainda mais intensa da taxa básica de juros (Selic) até o fim do próximo ano, bem como inflação menor com o governo em exercício.

Os dados constam no boletim Focus, uma publicação semanal na qual o Banco Central reúne as previsões de cerca de 100 analistas. Segundo o documento, até o fim do ano o BC deve reduzir esses juros básico de 14,25% ao ano para 13,25%.

No fim de 2017 essa taxa deve cair ainda mais, para 11% ao ano. Esse recuo dos juros ocorre ainda em um cenário de inflação menor. Pelas previsões dessa pesquisa, o custo de vida deve esfriar expressivamente a partir do próximo ano e deve seguir em desaceleração até 2020.

Para os analistas, o ano deve terminar com a inflação oficial em 7,29%. Em 2017, por essas projeções, ela recua para 5,50%. A sequência de melhora nos preços ao consumidor continua e, em 2018, o IPCA deve ficar em 5% ao ano.

Futuro

Em 2019 e 2020 ele chega a 4,5%. Para esse cenário se consolidar, no entanto, o mercado espera que o governo consiga implementar o ajuste fiscal que propôs.

Entre as medidas que precisam ser efetivadas e que podem reduzir o custo de vida no País está a que limita a expansão dos gastos públicos. Com ela, as contas do governo e a economia serão reorganizadas, o que colabora para reduzir o custo de vida.

Como a Selic afeta minha vida?

Os juros básicos são importantes para a economia por ser uma referência para investimentos. É considerado a menor taxa de retorno, ou seja, quando um empresário decide tirar um projeto do papel, ele avalia se o lucro do projeto é maior ou menor que essa taxa básica.

Se o retorno for menor, ele não tira o projeto do papel e aplica o dinheiro em papéis do Tesouro Nacional, que pagam juros próximos desse valor definido pelo BC, ou em outras aplicações financeiras.

Crédito para o consumidor

Esses juros básicos também tem influência direta sobre o quanto um consumidor paga por empréstimos e financiamentos. Quando o BC altera o valor dessa taxa, também altera o custo dos bancos para captar recursos, dinheiro que será emprestado.

Se o custo do banco sobe, o empréstimo também fica mais caro para o consumidor. Se a taxa baixa, esse custo também baixa. Os juros básicos ainda tem uma importância grande porque ajudam a controlar a inflação. Quando o BC sobe a Selic, significa que ele está atuando para levar os preços para baixo. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114