Cuiabá | MT 23/04/2024
Economia
Quinta, 12 de janeiro de 2017, 14h26

Levantamento indica estoque de 1,5 milhão de sacas de conillon em armazéns privados


Um levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento indicou que o estoque de café conillon, encontrado em 70% dos armazéns privados dos estados do Espírito Santo, Rondônia e no Sul da Bahia, varia entre 1,5 milhão a 1,7 milhão de sacas.

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, prevê que a disponibilidade do produto poderá chegar a 1,8 milhão de sacas.

Nesta sexta-feira (13), a companhia deverá ter os números totalmente fechados do País, indicando a situação do abastecimento, para nortear eventuais medidas a serem adotadas.

Na próxima semana, técnicos do ministério e da Conab e representantes dos produtores e da indústria deverão discutir novamente a situação do abastecimento do produto. Após isto, o ministro Blairo Maggi vai tomar a decisão quanto à realização ou não de importações do café robusta.

Segundo o diretor executivo da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), Nathan Herszkowicz, “as indústrias do Espírito Santo, garantem que não há oferta suficiente do conillon no mercado”.

O alerta foi reforçado pelo diretor do Sindicato Nacional da Indústria do Café Solúvel, Agnaldo de Lima, ao afirmar que “se o Brasil não cumprir as cotas de exportação, compradores internacionais buscarão outros fornecedores de solúvel”.

Importação

Representantes da indústria pleitearam a importação de 200 mil toneladas mensais, no período compreendido entre janeiro e maio, volume que seria isento da tarifa de importação. Acima disso, seria aplicada a Tarifa Externa Comum (TEC) de 35%. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114