Cuiabá | MT 29/03/2024
Economia
Sábado, 18 de fevereiro de 2017, 17h02

Grupo Matsuda apresenta em Cuiabá soluções para aumentar produtividade


Após 13 anos de pesquisas, chega ao mercado quatro novas variedades de sementes de pastagem, cada uma com características específicas para atender diferentes demandas. As variedades de forrageiras foram apresentadas pelo Grupo Matsuda para pecuaristas e profissionais da área, durante evento realizado na unidade industrial de Cuiabá, Mato Grosso. Na oportunidade, os participantes também conheceram o programa Desempenho Máximo Matsuda.
As sementes foram desenvolvidas com base em pesquisas e passaram por rigorosos testes antes de chegarem ao mercado. Todas as sementes possuem uma característica exclusiva da Matsuda, que é a incrustação para elevar a pureza da semente. A partir de uma tecnologia holandesa, as sementes passam por um processo de limpeza e depois de escarificação química, tratamento com fungicida e polímero com incrustação.

 

As quatro variedades que chegam ao mercado são MG7 – Tupã, MG11 – Tijuca, MG12 – Paredão e MG13 – Braúna. A MG7 – Tupã, Andropogon híbrido, é voltada para solos com baixa qualidade e cascalhado, como é o caso da região da Baixada Cuiabana. Sua planta tem menor altura e com folha mais largas e compridas. O tempo entre o plantio e a pastagem das variedades vai de 45 a 60 dias para pastejo leve.

 

A variedade MG11 – Braúna, Setária híbrida, atende a demanda de solos alagadiços, como a região do Pantanal. A variedade é tolerante a solos de média a baixa fertilidade. A MG12 – Paredão, Panicum, é mais resistente à cigarrinha, uma das principais pragas que atinge pastagens e responsável por perdas de produtividade. A folha da Paredão é larga e comprida e tem excelente índice nutricional, resultando em mais carne e leite. A variedade Paredão é considerada capim do futuro em produtividade. MG13 – Braúna, Brachiaria, tem boa aceitação pelos animais é resistente à seca e veranicos, com rápida rebrota após o pastejo.

 

O diretor da Matsuda Cuiabá, Ricardo Mitsunaga, explica que o desafio é transformar os pecuaristas em produtores de pasto. Segundo Mitsunaga, quando se investe em pasto com uso de tecnologia, o produtor ganha em produtividade e qualidade. "Ainda se desperdiça investimento com sementes de baixa eficiência e pureza. Ao adquirir uma semente de qualidade, com características específicas para aquele solo, se ganha na relação custo benefício".

 

De acordo com Ricardo Mitsunaga, grande parte das sementes disponíveis no mercado possui 60% de pureza, ou seja, 40% não é reaproveitado. "A Matsuda trouxe inovação ao elevar a pureza para 100%. Ao invés de comprar uma carreta de sementes, o pecuarista renova a pastagem uma caçamba de caminhonete", relativiza o diretor.

 

Nutrição animal

 

O programa Desempenho Máximo Matsuda foi desenvolvido para possibilitar que as propriedades de pecuária aumentem suas margens de lucro por meio do desempenho dos animais. As linhas desenvolvidas, Mais Bezerros, Mais Leite e Mais Carnes, garantem uma suplementação mineral adequada e que aumenta a taxa de produção.

 

Independente do perfil da propriedade, de cria, de leite, engorda ou até mesmo ciclo completo, o tem uma linha especial voltada para atender a demanda. A qualidade destes produtos é atestada por meio de análises laboratoriais, que também o controle de biossegurança.

 

O diretor Ricardo Mitsunaga explica que o Brasil tem áreas abertas consolidadas que possibilitam a criação a pasto e que, com a suplementação, é possível aumentar a produtividade sem confinar ou abrir novas áreas. "O confinamento é caro, os insumos muitas vezes inviabilizam. Com suplementação mineral aumenta a produção em menor tempo, o que garante mais lucro aos produtores".

 

Investimentos

 

Grupo estima dobrar produção de ração em 2017

 

A linha pet, uma das que mais cresce, deve atingir a produção de 400 toneladas por dia

 

Os avanços no setor do agronegócio não param, nem mesmo em tempos de recessão econômico. Em Mato Grosso, estado detentor do maior rebanho bovino e um dos principais exportadores do país, o Grupo Matsuda investiu R$ 1 milhão em melhorias no laboratório de análises de materiais e deve dobrar a produção de ração da linha pet.

 

Atualmente a planta industrial instalada em Cuiabá produz 700 toneladas por dia de suplementos minerais e mais 200 toneladas por dia de ração para pequenos animais, a chamada linha pet. Esta planta é responsável pelo abastecimento de Mato Grosso, Rondônia, Acre, Amazonas, Roraima, sul do Pará e ainda exporta parte da produção.

 

Somente na indústria são cerca de 300 pessoas contratadas, fora a linha de vendas, que soma aproximadamente 200 pessoas em todo o estado. As sementes, outra linha de atuação do Grupo Matsuda, são fabricadas na unidade de São Paulo e distribuídas em Mato Grosso.

 

O diretor da Matsuda Cuiabá, Ricardo Mitsunaga revela que a empresa vem investindo nos últimos em tecnologia e qualidade para garantir melhor produtividade no campo e satisfação na linha pet. "O mercado, tanto pet quanto agronegócio, é crescente e estamos voltados para atender a demanda. Prospectamos 10% de crescimento na área de suplementos e dobrar produção de ração de pequenos este ano. Uma meta ousada para tempo de crise".

As rações pet são fabricadas a partir do milho ou farelo de soja, produzidos no estado, e comercializados também para outros países da América Latina. A produção de suplementos é feita a partir de minerais, parte aqui de Mato Grosso, parte vindo de outras plantas industriais.

 

Grupo Matsuda

 

O Grupo Matsuda é uma empresa brasileira que está presente no agronegócio de diversos países. Fundada em 1948 o Grupo atua em oito segmentos: Sementes para Pastagem, Nutrição Animal, Equipamentos Agrícolas, Saúde Animal, Inoculantes para Silagem, Rações para Peixes, Energia Solar e Alimentos Pet (rações para cães e gatos).

 

A empresa investe em qualidade com uso de tecnologia de última geração, buscando sempre o que há de mais moderno no mercado, respeitando o meio ambiente e produzindo com sustentabilidade.

 

Sua matriz está localizada no município de Álvares Machado (SP) e suas filiais nos municípios de São Sebastião do Paraíso (MG), Vitória da Conquista (BA), Cuiabá (MT), Goianira (GO), Imperatriz (MA), São Gonçalo do Amarante (CE) e Jacareí (SP), além de contar com pontos de distribuição nos municípios de Ji-Paraná (RO), Curitiba (PR), Campo Grande (MS) e diversos representantes comerciais por todo o mundo.

 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114