Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Quarta, 22 de fevereiro de 2017, 19h51

Recursos do FGTS aplicados em ações de estatais também poderão ser sacados


Quem aplicou recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em ações da Vale e da Petrobras também poderá sacar o benefício. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais (Ambima), 61 mil pessoas tinham recursos aplicados nesses fundos em dezembro de 2016.

O investimento do FGTS nessas ações era permitido nos anos 2000. Atualmente, a aplicação dos recursos do fundo em ações dessas empresas, chamados de Fundos Mútuos de Privatização (FMP), não é mais permitida. Isso, no entanto, não impede o trabalhador de sacar o dinheiro, caso a conta tenha ficado inativa até 31 de dezembro de 2015.

Nestes casos, dentro da data estabelecida pelo cronograma para o pagamento das contas inativas, o trabalhador solicitará o saque do FGTS. Segundo a Caixa, o valor de FMP será automaticamente liberado para resgate na instituição administradora que ele escolheu, à época, para realizar a aplicação nas ações.

Feito isso, o trabalhador deve se dirigir até a administradora e solicitar a baixa da aplicação, se for de seu interesse, e efetuar o saque.

Na avaliação de economistas, a retirada desses recursos é vantajosa para quem precisa acertar dívidas em atrasos. Outra opção, é aplicar o dinheiro em investimentos com menos risco como o Tesouro Direito.

O trabalhador pode consultar se tem contas inativas do FGTS pelo site especial da caixa Econômica Federal. O saldo também pode ser consultado pelo aplicativo FGTS Trabalhador, disponível gratuitamente para smartphones e tablets nos sistemas Android, iOS (da Apple) e Windows Phone.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114