Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Quinta, 23 de fevereiro de 2017, 09h23

BC reduz Selic ao menor patamar desde janeiro de 2015


O Banco Central (BC) decidiu nesta quarta-feira (22), por reduzir a taxa básica de juros da economia em 0,75 ponto percentual. Em decisão unânime, os diretores do Comitê de Política Monetária (Copom) decidiram reduzir a taxa Selic de 13% para 12,25% ao ano, o menor patamar desde janeiro de 2015. Essa taxa é usada como referência por bancos ao conceder empréstimos a empresas e pessoas físicas, e é considerada como um parâmetro para definir o custo do capital no Brasil.

Em comunicado divulgado após a decisão, a diretoria BC afirmou que a atividade econômica demonstra sinais mistos, ainda que compatíveis com a estabilização da economia no curto prazo. A autoridade monetária avaliou que os indicadores econômicos sugerem retomada gradual da economia ao longo deste ano.

O Copom explicou que enxerga que a convergência da inflação para a meta de 4,5% ao ano é compatível com o processo de "flexibilização monetária". Em outras palavras, significa dizer que o Banco Central espera que a inflação continue a cair mesmo com a redução dos juros básicos.

A autoridade monetária ainda ressaltou que a continuidade da queda dos juros dependerá da evolução da atividade econômica. Ou seja: caso a atividade econômica continue fraca, novos cortes na Selic poderão vir a ser feitos nos próximos meses, sempre, porém, respeitando o objetivo máximo do Banco Central que é perseguir uma inflação dentro da meta de 4,5%.

Importância da Selic

A definição da taxa Selic é importante para a economia por ser uma referência para investimentos. Os juros são considerados a menor taxa de retorno para o custo do dinheiro. Ou seja, quando um empresário decide tirar um projeto do papel, ele avalia se o lucro do projeto é maior ou menor que essa taxa básica. Se a Selic for menor do que a taxa esperada de lucro do investimento, o mais provável é que esse empresário mantenha esses recursos investidos em alguma aplicação financeira, com risco menor.

Empréstimos e financiamentos

A taxa básica de juros também tem influência direta sobre o quanto um consumidor paga por empréstimos e financiamentos. Quando o BC altera o valor dessa, também muda o custo dos bancos para captar recursos, dinheiro que será emprestado posteriormente aos clientes.

Se o custo do banco sobe, o empréstimo para o consumidor também pode subir. Se a taxa baixa, esse custo pode baixar. Os juros básicos ainda têm uma importância grande, porque ajudam a controlar a inflação.

O que é meta de inflação

No Brasil, para os preços não saírem de controle, foi criado um sistema de metas de inflação. Ele funciona assim: o Conselho Monetário Nacional (CMN), órgão formado por ministros de Estado, define um objetivo a ser perseguido pelo Banco Central. Em 2017, a meta é uma inflação em 4,5%.

Essa meta, no entanto, permite uma margem para abrigar possíveis crises e choques de preço, ou seja, em situações excepcionais, o IPCA pode chegar a, no máximo, 6% e a no mínimo 3%. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114