Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Quinta, 23 de fevereiro de 2017, 19h58

Leitor piloto faz alerta sobre aeroporto de Guarantã do Norte: 'hoje já é passado'


Prefeitura de Guarantã diz que não tem foto do 'aeroporto' por ser de terra. Por imagem do Google local fica próximo a cidade.


Alberto Romeu
Redação


"Não podemos construir aeroportos para o hoje. O hoje, já é passado" - com essa exclamação, Cláudio Lemes Louzada, fez uma crítica pontual no comentário da notícia publicada no PlantãoNews sobre o fato do prefeito de Guarantã do Norte buscar regulamentação para o aeroporto municipal da cidade - distante 728 km ao Norte de Cuiabá, na divisão com o Pará.

Cláudio Lemes Louzada:  O atual turboélice de sucesso no Brasil de 70 lugares, já tem uma versão para 78 passageiros. Fica fácil perceber que os turboélices ficarão maiores e mais pesados.

Louzada, morador de São Paulo, piloto e Planejador Sênior de Linhas Aéreas & Logística enfatiza que aeroporto regional moderno e atual precisa de pista de 1.650 x 30m e resistência do piso asfáltico para suportar 33 toneladas ou mais.

"Com essas características técnicas e de engenharia estaremos permitindo as operações de turboélices de 70 lugares e até a segunda geração de turboélices de 90 passageiros que começam a chegar ao mercado. O atual turboélice de sucesso no Brasil de 70 lugares, já tem uma versão para 78 passageiros. Fica fácil perceber que os turboélices ficarão maiores e mais pesados. Não podemos construir aeroportos para o hoje". E detalha. aeroporto regional = 1.650 x 30m + 33t. Encerra a postagem com "o hoje, já é passado!" Saudações,

Claudio Lemes Louzada
Planejador Sênior de Linhas Aéreas & Logística.


Claudio Lemes Louzada postou o comentário na matéria publicada pelo jornal sobre reunião na Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) de Mato Grosso, entre a coordenadora de Aeroportos Maksaíla Moura Campos, o prefeito Érico Stevan e o deputado e Dilmar Dal’ Bosco, que buscavam a regulamentação do 'aeroporto' já existente. Na verdade um campo de pouso sem pavimentação.

A coordenadora de aeroportos observou que a regularização é bastante burocrática, e que a unidade de Guarantã do Norte encontra-se na terceira fase do processo, onde ocorre a definição do sítio aeroportuário, a escolha da aeronave de projeto, os levantamentos topográficos georreferenciados, o licenciamento ambiental, e finalmente a pavimentação da pista de pouso e decolagem.

“Trata-se de segurança aérea, por isso o processo é bastante exigente. Em abril do ano passado o governo de Mato Grosso criou o Voe MT, um programa de incentivo a aviação regional, que vai proporcionar melhorias em diversos aeroportos, através da Sinfra.
Antes, é necessário que o município faça as adequações legais exigidas pela Anac”, explicou a coordenadora.

O deputado Dal’ Bosco disse que a ampliação da estrutura visa estimular o desenvolvimento das cidades localizadas no entorno de Guarantã, e ampliar a segurança operacional da unidade aeroportuária. Destacaram ainda o projeto Voe MT. 

Nota:
O PlantãoNews enviou para a Secretaria de Infraestrutura pedido de informações sobre as dimensões da pista do aeroporto de Guarantã do Norte, já que na matéria da visita das autoridades, não constava tal informação. E, buscando em sites de órgãos oficiais, como Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) a Redação também não encontrou a informação.

Às 19h40 em resposta ao email, a Coordenadora de Aeroportos, Maksaíla Moura Campos, da Sinfra informou ao PlantãoNews que aquelas definições [de Cláudio Lemes Louzada] não se aplicam ao Aeródromo de Guarantã; o que a Sinfra está fazendo junto a Prefeitura é um novo aeródromo rigorosamente seguindo as normas aeronáuticas dos órgãos fiscalizadores, pois a inscrição que havia anteriormente não existe mais.

Maksaíla ressaltou não ser possível nesse momento informar nenhuma especificação técnica sobre o projeto, concluindo que 'de certo nesse momento será um Aeródromo pavimentado,e com balizamento para operações noturnas" - concluiu.

As expectativas então, não animam a população e o setor inclusive para a implantação do Voe MT, como o deputado Dal'Bosco e o prefeito Éricon Stevan, anunciam.

veja no Facebook

Matéria relacionada
Prefeito busca regularização e pavimentação de aeroporto municipal

Conteúdo alterado as 11h41 de 24/02/2017




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114