Cuiabá | MT 19/04/2024
Economia
Terça, 16 de maio de 2017, 11h08

Grupo Impar contabiliza bons resultados com implantação do software


A Impar Participações S/A, é um dos maiores grupos de gestão de Saúde Empresarial do Brasil. Escolheu o software de gestão orçamentária e de performance PLANO, da AllStrategy, para consolidar informações de suas cinco empresas em mais de 200 centros de custos. Atualmente, são 40 mil lançamentos contábeis mensais, processados pelo software, que atendem aos requisitos de qualidade total do grupo e interagem com os planejamentos anuais. Com interface intuitiva e performance extremamente rápida, o sistema substituiu as apresentações em PowerPoint que ainda faziam parte da rotina empresarial. Hoje o grupo usa os módulos de projeções de folha, de balanço, plano de ação, acompanhamento de indicadores, dashboards, justificativas e acompanhamento de investimentos. "Somos 41 usuários do software, e a maior unidade de negócios é o GSI que faz gestão dos ambulatórios, com mais de 800 colaboradores. Nesta empresa temos 16 usuários do Plano", diz Janete Anelli, Diretora Financeira doGrupo Impar.

O grande impacto do projeto foi cultural. O processo de treinamento, nivelamento de conhecimento, centralização de informações, baseado no PLANO, trouxe confiança e transparência aos números,proporcionando um ambiente de análise de negócios quepossibilita a verificação de margens de contratos, reestruturação de serviços que representam grandes gastos na corporação;reformulação no quadro de pessoal corporativo e redesenho dos processos. Os gestores passaram a ser cobrados pelas justificativas formais de suas alçadas e em elaborar planos de ação realistas.

Além disso, houve um grande impacto na redução de custos e despesas. De acordo com Janete: "neste cenário interno desfavorável, onde as vendas são impactadas pela oscilação da economia, a maior gestão foi interna, na revisão de processos e de custos, e na estruturação do quadro de pessoal. A empresa cresceu em Receita de Vendas, mesmo com a crise, e ainda conseguiu otimizar suas margens".

Frequentemente, são incluídas novas informações para que as pessoas se mantenham interessadas na ferramenta. "Um exemplo foi a parte de realizado de folha, incluído no PLANO na última atualização. Implantamos em abril e treinamos os usuários a utilizar a funcionalidade que permite avaliar o Orçado vs. Realizado, por colaborador. Outro exemplo foi a inclusão dos dados do CRM dentro da ferramenta: utilizamos o "Sales Force" para acompanhar a equipe comercial, então, criamos mecanismos no PLANO e passamos a carregar as informações mensais de "oportunidades criadas", "taxa de conversão" e "oportunidades ganhas", conforme as unidades de negócio. Esta demanda foi interna e causou grande impacto para os usuários no sentido de já estar na ferramenta a previsão de vendas".

"Sem dúvida, o projeto no Grupo Impar é um dos nossos cases de sucesso, não somente pela aderência do sistema à cultura da empresa, mas pela credibilidade e confiança que o grupo tem depositado em nossa solução. É isso que faz dessa parceria uma aliança tão bem-sucedida, mantendo nossos constantes esforços para melhorar as soluções e fazer valer pena", afirmaCarlos Augusto Moreira, CEO da AllStrategy.

O maior negócio do grupo é baseado em Gestão de Ambulatórios Médicos, onde há necessidade de controle bem apurado da mãodeobra. Segundo a empresa, o Plano foi a única ferramenta que demonstrou flexibilidade em atender a tantos tipos de mãodeobra (horista e mensalista), sindicatos (mais de 100), e eventos de folha (45 eventos cadastrados). Mais de 1.500colaboradores espalhados em mais de 200 centros de custos.

A escolha daAllStrategy como parceira do projeto se deu em função da confiança da executiva na ferramenta, que já a conhecia previamente. "Na empresa anterior, onde trabalhei, houve um processo de consulta de mercado e foram estudados pelo menos três outros softwares concorrentes. No GrupoImpar, a escolha foi baseada nesta credibilidade adquirida, com destaque para fatores como atendimento ao SLAe, também, na facilidade de projeção de pessoal", conta.

O projeto de implantação na empresa foi muito rápido. Contou com umusuário chave e durou exatamente 55 dias entre o primeiro treinamento e a abertura do preenchimento no software. "Foram importados todos os dados de 2015 e o planejamento 2016 elaborado integralmente no PLANO". A equipe de implementação incluiu duas pessoas da Allstrategy e três da IMPAR, da área de Controladoria. Entre os desafios da empreitada está a criação da cultura de acesso ao software, além de acabar com controles paralelos, unificar termos e nomenclaturas e ainda nivelar o conhecimento dos gestores.

"Uma grande deficiência interna era a descentralização e a falta de casamento entre as informações que circulavam na empresa. A ferramenta foi crucial neste processo, pois além de ser rápida e de fácil entendimento (intuitiva), ela é muito confiável. Arquitetar todaesta estrutura dentro doPLANO foi trabalhoso, porém altamente produtivo. Os gestores passaram a ter conhecimento de todas as verbas que afetam a folha, de todas as movimentações de colaboradores, do impacto dos acordos coletivos de trabalho (são mais de 100) e, com isto, gerenciarem de forma muito mais clara as equipes internas e terceirizadas. A folha representa 90,2% dos custos da empresa atualmente".

 

SOBRE O GRUPO IMPAR - Um dos maiores grupos de gestão de Saúde Empresarial do Brasil, há mais de 20 anos oferecendo portfólio completo de serviços de alta especialidade para empresas clientes. É detentor das marcas Imtep: Imtep Gestão de Ambulatórios, Imtep Saúde Ocupacional e Imtep Segurança e Prevenção; Ciel - Consultoria e Gestão de benefícios corporativos e, por último, Influence - Especializada em promoção da saúde. Tem ao todo cerca de 1.500 colaboradores, cinco unidades próprias e 1.500 empresas clientes, fazendo a gestão da saúde de aproximadamente 500 mil vidas. São 9 mil pacientes atendidos mensalmente na sede do grupo, 200 ambulatórios médicos gerenciados, mil clínicas credenciadas em todo o Brasil com presença em 19 estados e 71 municípios. Seu portfólio conta ainda com mais de 50 cursos e palestras disponíveis, além de 28.000 pessoas treinadas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114