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Economia
Sexta, 13 de julho de 2018, 17h33

Ações do Conselho de Usuários da TIM fortalecem apoio ao portal Consumidor.gov.br


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Focada em atender de forma efetiva os clientes seja qual for o canal de contato, a TIM está realizando uma ação inédita no mercado de telefonia no Brasil. A operadora é a única a capacitar os consultores de suas lojas para divulgar o portal Consumidor.gov.br, serviço público que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de demandas pela internet. A iniciativa é fruto da parceria entre o Conselho de Usuários da TIM e os órgãos que integram o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON) do Ministério da Justiça.
A ação teve início no final de 2017, em Curitiba, em parceria com o Procon Estadual do Paraná. Até o momento, já foram realizados treinamentos também em Brasília (DF), Florianópolis (SC), Belém (PA), e Maceió (AL), sempre contando com entidades locais como Procons, Defensoria Pública e a própria SENACON. As próximas capacitações acontecem em Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). A expectativa é ampliar o alcance nacionalmente até o fim de 2018.

“Buscamos sempre incentivar o cliente a procurar nossos canais próprios de atendimento, que são bastante variados e disponíveis para qualquer perfil de usuário. A ação de divulgação do Consumidor.gov.br não prejudica essa estratégia. Ela ressalta nossa preocupação com a melhor experiência do cliente, reforça o empoderamento dos consumidores e evita o encaminhamento de demandas a canais recursais. Além disso, vale destacar que a ferramenta conta com a adesão de diversas outras empresas, de diferentes setores, e os usuários podem aproveitar o conhecimento adquirido nas lojas da TIM para solucionar outras demandas pela plataforma”, explica o Secretário Nacional do Conselho de Usuários TIM, Ricardo Alves.

Durante o treinamento, são abordadas as melhores formas de acessar o serviço, seja através do portal ou do aplicativo, bem como quais são as possibilidades de soluções de demandas simples e diretas entre os consumidores e clientes. Os consultores das lojas são orientados a auxiliar os clientes a baixarem o app em seus smartphones ou disponibilizar todas as informações necessárias para esse processo, entregando um folder com o QRcode de acesso à plataforma Consumidor.gov.br.

O Consumidor.gov.br, disponibilizado em todo o Brasil, é um serviço criado pelo Governo Federal em 2014. Monitorada pela SENACON, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos e também por toda a sociedade, a ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada. Atualmente, 80% das reclamações registradas no sistema são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias. Além da TIM, mais de 400 companhias de diversos segmentos já aderiam à plataforma.




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