Cuiabá | MT 19/04/2024
Economia
Domingo, 21 de abril de 2019, 18h49

Rio2C: Maior evento de criatividade e inovação da AL começa dia 23 de abril


Evento cresce ainda mais em sua segunda edição

Voltado a profissionais e entusiastas de audiovisual, música, mídia, ciência e tecnologia, o Rio Creative Conference terá como principais atrações os criadores da aclamada série Black Mirror, Charlie Brooker e Annabel Jones, e será aberto pelo Netflix Chief Content Officer, Ted Sarandos Rio2C acontece de 23 a 28 de abril, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

 

A segunda edição do Rio2C, sucessor do RioContentMarket – o mais importante encontro de negócios do setor audiovisual no Hemisfério Sul ao longo de sete edições –, receberá mais de mil convidados entre executivos, players, cientistas, profissionais de mídia e artistas do Brasil e do exterior, nos seis dias do evento, entre 23 e 28 de abril.

Ted Sarandos, CCO da Netflix, fará o Rio2C Opening Keynote, no dia 24, abrindo a extensa programação que inclui destaques como Charlie Brooker e Annabel Jones, criador e produtores executivos da premiada série britânica Black Mirror, ganhadora de 7 Emmys (2012, 2017 e 2018); a diretora e produtora Betsy West, vencedora de 21 Emmys de Jornalismo e nomeada este ano ao Oscar® de melhor documentário com RBG ("A Juíza"); Morena Baccarin, atriz brasileira de maior sucesso no exterior; o guitarrista, compositor e arranjador Heitor TP, ganhador do Emmy e do Grammy, e autor de diversas trilhas sonoras de sucessos; KondZilla, criador e proprietário do maior canal brasileiro do YouTube e o terceiro do mundo, com 22 bilhões de views e 45 milhões de inscritos; o designer biomédico e artista Alan Macy, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento e fundador da Biopac Systems; o físico, astrônomo e escritor Marcelo Gleiser, primeiro latino-americano a vencer o Prêmio Templeton, um dos mais prestigiosos do mundo; André Vellozo, CEO da DrumWave, especialista em Big Data e premiado com patentes em diferentes áreas; PJ Pereira, top CCO na Adweek's Creative 100; Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, ganhadora de 40 Leões?no Festival de Cannes, apresentações de startups como Memphis Meats, BrainQ e Hyperloop TT, que prometem revolucionar os setores de alimentação, saúde e transporte, e Louis Black, cofundador do jornal "The Austin Chronicle" e co-idealizador e diretor do SXSW, maior festival de inovação e criatividade do mundo.

Nesta edição, que conta com o patrocínio da Petrobras e Oi, o evento se divide em três campos – Mercado, Conferência e Festival. Enquanto os dois primeiros são voltados primordialmente para empreendedores e profissionais da indústria criativa, o último oferece uma série de experiências, oficinas e painéis destinados a estudantes, universitários e jovens recém-formados ávidos por inspiração, informação e relacionamento.

"A repercussão da primeira edição foi tão positiva que nos motivou a fazer em 2019 um evento ainda maior e cheio de novidades, com a criação de novos espaços de conteúdo como o BrainSpace, voltado à neurociência e a sua interseção com a criatividade, e a Casa das Marcas, dedicada a discussões na área de conteúdo para marcas, além do lançamento do primeiro prêmio da indústria criativa. E para fechar cada dia, quando o sol se pôr e a programação encerrar, teremos no Vogue Square o Rio2Night, um ponto de encontro que permitirá uma troca ainda maior entre os participantes, num ambiente mais descontraído e festivo. Sem sombra de dúvidas, o Rio2C 2019 será imperdível", aposta Rafael Lazarini, criador e CEO do evento.

"Depois do enorme salto que demos entre o RioContentMarket e o Rio2C, ampliando o escopo do evento, neste ano a divisão entre Conferência, Mercado e Festival oferece conteúdos para diferentes públicos e seus interesses no evento, além de conectar todos num mesmo espaço para convivências criativas e de negócios", conta Carla Esmeralda, responsável pela curadoria do audiovisual e curadoria geral de conteúdo do Rio2C e cocriadora do RioContentMarket.

 

Audiovisual

Um dos pilares do Rio2C, o audiovisual reunirá alguns dos maiores nomes do setor no Brasil e no mundo. Além de Ted Sarandos, Chief Content Officer (CCO) da Netflix, e responsável pelas produções originais da plataforma, e Charlie Brooker e Annabel Jones, da série Black Mirror – que serão entrevistados no PrimeTime da primeira noite do evento por Peter Friedlander, VP Original Series da Netflix –, também confirmaram presença Roberto Rios, Vice-Presidente Corporativo, Produções Originais da HBO Latin America; Nina Hahn, SVP Production & Development, da Nickelodeon International; Morena Baccarin, atriz brasileira que fez filmes como Deadpool e Deadpool 2 e as séries Gotham, Homeland e Firefly, que falará no painel 'A Arte da Atuação', ao lado do ator Cauã Reymond; Glória Perez, Fernando Coimbra e Bráulio Mantovani, no painel 'O Cérebro no Centro da Narrativa', e João Mesquita, CEO da Globoplay. Dois painéis intitulados 'Arte da Direção', ambos no dia 26, reunirão Murilo Benício, Halder Gomes, Gabriela Amaral Almeida e Joana Mariani, e Carmen Luz, Juliana Vicente e Sabrina Fidalgo para falar sobre diferentes aspectos como a escolha dos temas e a viabilização da produção, para citar alguns dos nomes que participam dos mais de 100 painéis do pilar audiovisual.

Em pauta, assuntos como narrativas para diversos tipos de plataforma, criação e desenvolvimento, direção, fotografia, o gênero comédia, VOD, inteligência artificial, big data, blockchain, políticas públicas para o audiovisual, leis de incentivo e comercialização do audiovisual para o mercado internacional.

Uma novidade do Rio2C 2019 é o Business Hall, espaço exclusivo profissionais do audiovisual, em uma área privilegiada da Cidade das Artes. Com acesso apenas para credenciais Industry e Industry+, a nova área oferece um amplo lounge para networking, com objetivo de promover a maior interação entre produtores de conteúdo e os executivos da indústria. No Business Hall também serão realizadas as Rodadas de Negócios, o Pitching do Audiovisual e completam o espaço salas privativas para patrocinadores e expositores. Nele, executivos do Brasil e do exterior, como Bianca Rodriguez, Diretora de Vendas e Aquisições da Cake Entertainment, Jimmy Leroy, Vice-Presidente de Criação e Conteúdo da Nickelodeon Brasil, e Sarah Legg-Barratt, produtora da CBBC, falarão sobre encomenda de conteúdos kids e modelos de negócios em coprodução e distribuição internacional. Para falar de Encomenda – Conteúdo DOC e Factual, dois pitchings reunirão executivos brasileiros, como Adriana Cechetti, Diretora de Produção da Discovery Channel, e Emily Jones, Especialista em Factual e Formatos do Channel 4, para falar sobre modelos de coprodução internacional, encomenda de conteúdo e suas linhas editoriais.

Produtores, realizadores e criadores do audiovisual defendem projetos de séries, programas ou filmes – documentais, factuais, ficcionais ou infantis – em pitchings perante uma banca composta por importantes nomes do mercado, bem como uma plateia de compradores do mundo inteiro, ou em rodadas de negócios individuais previamente agendadas pela organização do Rio2C.

Este ano, são mais de 420 players confirmados, dentre eles 34 empresas internacionais que estarão pela primeira vez no evento, como os executivos da BBC, Blue Spirit, Canal+/Studio Canal, Caracol Television, Channel 4, RAI - Fiction, Sony Music Entertainment, Televisa, UR, TOEI Company.

 

Inovação

Serão ao todo 29 painéis com 104 participantes para falar sobre as tendências e transformações disruptivas nas áreas de transporte, alimentação, saúde, agricultura, mobilidade, comércio, educação, finanças, bem-estar e entretenimento. Digitalização do dinheiro; carne produzida diretamente das células animais (dispensando a criação e abate de rebanhos) e inteligência artificial serão alguns dos temas abordados. Já estão confirmados na grade de palestras Ricardo Penzin, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), empresa que está desenvolvendo um sistema de transporte de carga e passageiros de alta velocidade, em cápsulas dentro de tubos a vácuo; Maria Occarina, Diretora de Marca e Criação da Memphis Meat, startup californiana que recebeu investimentos de Bill Gates, Richard Branson e Cargill para lançar em breve no mercado a carne produzida a partir de células animais; e Yael Djemal, Diretora de Produto da BrainQ, startup israelense que está desenvolvendo um software para tratar desordens neurológicas de forma inédita e não-invasiva.

Haverá um debate aberto sobre as macrotende?ncias de inovac?a?o, seus principais temas e seus possi?veis impactos em diferentes setores. Como surgem os hubs de tecnologia, como nascem e são impulsionadas as startups, qual o papel do estado nesse desenvolvimento? No futuro, quais tecnologias sera?o parte de nosso dia-a-dia de tal forma que na?o seremos capazes de imaginar a vida sem elas? Misture intelige?ncia artificial, nanotech, biotech, blockchain, big data, internet das coisas, e mi?dias imersivas numa previsa?o de cinco anos no futuro. Como poderemos nos preparar para às transformações que vira?o e como as grandes corporações podera?o colaborar de forma positiva com esse futuro que esta? emergindo?

No mesmo formato dos pitchings de audiovisual e música, serão realizados pitchings de inovação, onde as startups selecionadas previamente pela curadoria do Rio2C apresentarão seus projetos a investidores. No dia 26, será entregue o Prêmio O Futuro Unicórnio Brasileiro a aposta para o próximo Unicórnio brasileiro, termo criado para designar as startups que atingem valor de mercado superior a US$ 1 bilhão.

"Nossa curadoria quer provar a tese de que no futuro todas as empresas serão empresas de tecnologia", resume Bernardo Zamijovsky, curador da área de inovação. "Tudo estará cada vez mais interligado. O coração dessa mudança é a conectividade, os produtos virando serviço, como os eletrodomésticos inteligentes, as empresas se tornando digitais, com as facilidades de armazenamento na nuvem. São mudanças muito grandes, como a computação quântica e o 5G, que irão gerar transformações drásticas e impactar a todos de alguma forma, afetando inclusive a geração de empregos. É um assunto que, havendo ou não essa consciência, interessa rigorosamente todo mundo".

 

Música

O guitarrista, compositor e arranjador brasileiro Heitor TP ficou conhecido internacionalmente quando integrou a banda inglesa Simply Red de 1988 a 1996. De lá para cá, o músico se tornou um respeitado compositor de trilhas sonoras em Hollywood, assinando trabalhos como Meu malvado favorito, Minions 1 e 2, Simplesmente Complicado, entre muitos outros. Vencedor de um Grammy, como arranjador em um trabalho do astro inglês Sting, Heitor falará pela primeira vez no Brasil sobre sua carreira e suas obras.

KondZilla é outro nome de destaque no evento. Nascido em uma favela no litoral paulista, Konrad Dantas é o criador de um dos maiores canais de música do YouTube no mundo e comanda uma holding de comunicação que inclui o selo KondZilla Records – responsável pelas carreiras de músicos famosos como Kevinho e MC Guimê –, a KondZilla Wear, e a KondZilla Filmes, assinando como co-criador a série original da Netflix, Sintonia, que tem previsão de estreia para este ano. Ele fala sobre sua trajetória, sua visão de negócios e a música na internet.

Elza Soares, um dos maiores nomes da música brasileira, será homenageada no Rio2C 2019. Símbolo de resistência, ela traz ao palco da Grande Sala sua trajetória histórias de luta, superação e de reinvenção em um bate-papo com Zeca Camargo.

Entre os palestrantes estrangeiros, estão francês François Pachet, diretor do Spotify Creator Technology Research Lab, que desenvolve ferramentas baseadas em inteligência artificial para músicos e falará sobre o impacto da inovação na composição musical, e norte-americana Susan Butler, editora executiva do Music Confidential - relatório semanal sobre a indústria global de música - que falará sobre como arte e negócio se integram para melhor beneficiar os artistas e criadores.

O multi-premiado produtor musical, Moogie Canazio, recebe a cantora Maria Rita, ganhadora por 12 vezes do Grammy Latino, para uma conversa sobre a narrativa da composição e interpretação, e divide outro painel com o cantor e compositor Lenine, onde falam sobre suas experiências no Grammy Latino. A cena musical da América Latina será foco de outros dois painéis, que contarão com a presença de expoentes da música latina, como o empresário colombiano Juan Paz, e o músico porto-riquenho Eduardo (Visitante) Cabra.

A narrativa do Samba e do Funk também são temas da conferência. Dois dos maiores ícones da composição e da interpretação do samba, Alcione e Jorge Aragão, falam sobre como compõem e interpretam. Já a cantora Ludmila fala sobre a importância do funk como estilo musical, movimento social e faz uma retrospectiva do grande crescimento do estilo musical nos últimos anos.

Gestão de carreiras, streaming, mercado fonográfico, ticketing, Rock in Rio, o negócio dos musicais no Brasil, passando por aspectos jurídicos do entretenimento ao vivo no país, a importância das rádios no desenvolvimento das carreiras dos novos artistas e a potência da música urbana, através das favelas e periferias, são alguns dos temas a serem abordados nos outros painéis.

No Lounge da Música, o Momento Música e Movimento apresenta sessões com especialistas e artistas como Xênia França, Gegê Albuquerque, Amaro Freitas e Leitieres Leite da Orquestra Rumpilezz.

Na parte dedicada a profissionais da música, artistas e bandas selecionados previamente pela curadoria do Rio2C se apresentarão ao vivo diante de uma comissão formada por 20 nomes – entre especialistas, produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor –, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business.

"O RIOgaleão Pitching Show do Rio2C pretende ser uma grande porta para novos artistas. Na Comissão da Música temos grandes profissionais do meio musical com cargos hoje capazes de mudar a vida de um artista", explica o músico e compositor Zé Ricardo, responsável pela curadoria musical do evento. "Acho que esse é o grande destaque da parte de música do Rio2C, porque não há no Brasil um lugar onde o artista possa fazer um pocket show em ótimas condições de som e palco para os profissionais do setor que precisam saber que ele existe", continua.

 

Neurociência

Uma das grandes novidades desta edição fica por conta do BrainSpace, área dedicada a novas percepções sobre o funcionamento do cérebro humano e novas oportunidades de se entender um grande conjunto de funções mentais - da tomada de decisões à criatividade expressa nas artes, ciências e tecnologia.

"A expectativa do BrainSpace é proporcionar ao público uma imersão no que há de mais fascinante nas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro humano e como as tecnologias vigentes são capazes de potencializar a percepção e interação entre os indivíduos e entre humanos e máquinas", explica o neurocientista Stevens Rehen, curador do espaço e uma das maiores autoridades do país em pesquisas com células-tronco.

Estão confirmados o designer biomédico e artista Alan Macy, fundador da Biopac Systems; Sidarta Ribeiro, professor e vice-diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Fernanda Moll, presidente do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino; Ronald Fischer, diretor do Laboratório de Evolução da Mente, Corpo e Cultura da Universidade de Victoria, na Nova Zelândia; Jorge Moll, diretor da unidade de Neurociência Cognitiva e neuroinformática do I'Dor; Raquel Quimas, médica e neurocientista; Mychael Lourenço, PhD e Prof. Assistente do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ; Guilherme Brockington, físico com doutorado em Educação e pós-doutorado na área de Neurociências, Prof. da UFABC; Ana Luiza Colagrossi, especialista em educação e estudante de PhD; Tiago Bortolini, biólogo e Mestre em Psicobiologia e Doutor em Neurociências; Elisa Kozasa, bióloga, pesquisadora e docente em Neurociências; Theo Marins, pesquisador de pós-doutorado e especialista em plasticidade do cérebro; Érika Rodrigues, fisioterapeuta e pesquisadora do Instituto D'Or; Sérgio Gomes, neurocientista do Instituto Albert Einstein; Kleber Neves, pesquisador de pós-doutorado; Rogério Panizzutti, psiquiatra e professor da UFRJ; Billy Nascimento, Cofundador da Forebrain, biomédico e Doutor em Ciências pela UFRJ; Luis Fernando Tófoli, psiquiatra e professor da Unicamp; Fabrício Pamplona, PhD, neurocientista e empreendedor; Gabriel Guerrer, doutor em Física pelo CBPF; Roberto Lent, neurocientista e prof. da UFRJ; David Rabin, médico, PhD e CIO, coinventor e cofundador da Apollo Neuroscience, e Ricardo Oliveira, neurologista, especialista em cérebro e comportamento.

 

Marcas

As marcas por sua vez terão uma participação ampliada na edição de 2019 do Rio2C. Além do Summit, realizado no primeiro dia da Conferência em parceria e co-curadoria com o Meio & Mensagem, o evento passará a contar, durante toda a sua extensão, como uma nova área de conteúdo dedicada exclusivamente as temáticas e tendências relacionadas as marcas e ao mercado publicitário, a Casa das Marcas.

A definição dos temas do Summit leva em conta também todo o espírito do tempo em que vivemos, uma vez que as marcas, como influenciadoras e difusoras culturais, precisam saber a hora e, principalmente, o tom adequado para entrar nas conversas que sejam pertinentes ao seu posicionamento e à expectativa da sociedade. Na lista de convidados, estão líderes da indústria da comunicação, executivos-chefes de marketing das principais empresas do país e, principalmente, os profissionais que estão fazendo a diferença colocando a mão na massa para valer no dia a dia de suas empresas.

"Não nos interessa divagar em torno de buzzwords, palavras e tendências da moda. Queremos levar para os palcos do Summit o que realmente está acontecendo no dia a dia das agências, veículos, marcas e empresas inovadoras, com soluções. Mais verdade, menos bullshit", comenta Jonas Furtado, Diretor de Conteúdo do Meio & Mensagem.

Já a Casa das Marcas aprofunda e explora a intersecção entre a publicidade, o marketing e o entretenimento, explora o futuro do marketing e da comunicação, trazendo para o Rio2C os maiores especialistas, criativos e executivos do mercado. Keynotes e palestras fazem um mergulho no promissor universo de conteúdo para marcas, num ambiente propício para negócios, conhecimento e relacionamento. E inicia a programação de cada dia com sessões sobre o Futuro, onde especialistas falam sobre internet das coisas, hiperconexão, big data, realidade estendida, inteligência artificial, blockchain e muito mais. Nesses slots, os participantes descobrem por que a inovação se tornou vital e são levados por uma jornada que mostra os impactos da tecnologia nos modelos de negócios, sociedades e pessoas.

Entre os grandes nomes confirmados para a Casa das Marcas destacam-se PJ Pereira, top CCO na Adweek's Creative 100, reconhecido pelo "Creativity 50," e nos 4A's 100 Pessoas que Tornam a Publicidade Incrível; Joanna Monteiro, CCO da FCB Brasil, ganhadora de um Grand Prix na categoria?Mobile. Integra o seleto grupo dos 10 diretores de criação mais premiados do mundo e foi considerada a mulher mais criativa na publicidade mundial pela?Business?Insider e Magoz, designer e ilustrador de marcas como Apple, The New York Times, We Transfer, Vodafone, SEAT, El País, El Mundo, Billboard, entre outros.

O espaço recebe ainda executivos de algumas das empresas mais inovadoras do mercado para falar sobre temas como Marketing Experience, Real Time, Diversidade criativa, Comunidades Criativas, Dados, Influenciadores, eSports e muito mais, entre eles Ricardo Dias, VP de Marketing da Ambev; Bárbara Bono, Head de Conteúdo e Criação da FCA Fiat Chrysler Automobiles Latam; Reynaldo Gama, Head de Corporates e Operações da Cubo Itaú; Fabio Rabelo, Head de Digitalização e Novos Modelos de Negócios da Volkswagen da América do Sul; Viviane Pepe, Global Creative & Content Director - Corporate Identity, Gifting & Empowerment da Avon; Gabriela Diuana, responsável pelo Hub de Tranformação Digital da Kroton; Simone Cesena, Gerente de Planejamento e Comunicação, do Marketing Cielo e Bruno Cremona, Gerente da Área de Patrocínios e Eventos da Oi.

A Conferência e Mercado encerram no dia 26 com apresentam especial da Orquestra Petrobras Sinfônica, conduzida pelo maestro Isaac Karabtchevsky.

 

A Festivalia

No fim de semana, o Rio2C abre suas portas para o público em geral com uma série de atrações. A programação, batizada de Festivalia, inclui shows de música, experiência de realidade virtual, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da indústria criativa e encontros nos bastidores dos fãs com seus ídolos. O Porta dos Fundos fará um Writers´ Room ao vivo, com Fábio Porchat e Antonio Tabet. No painel Choque de Cultura, roteiristas e atores do canal de humor TV Quase, falam sobre os dez anos do projeto. Profissionais do audiovisual falam sobre a arte da fotografia, da edição e da trilha sonora. Amora Mautner e Maria Camargo estarão presentes para discutir a Arte da Narrativa – da escrita à construção da obra audiovisual.

O Espaço das Empresas Globo traz bate-papo com grandes profissionais do grupo: Marcos Caruso fala sobre a arte de atuar; os artistas da Som Livre, Ana Vilela e Filipe Het fazem um pocket show; e também participam as jornalistas e apresentadoras Barbara Barcia, Fernanda Prestes, Claudia Alves e muitos outros.

O BrainSpace vai reunir palestras e experiências em neurociência com especialistas como Alan Macy e Stevens Rehen. O IED fará workshops de Moda, com o estilista, stylist e consultor de moda Dudu Bertholini; de Branding – Gestão de Marca, com a coordenadora e mentora do Master em Branding do IED, Ana Cotta, e Processos Criativos Colaborativos, com o prof. Arthur Kjá.

Os participantes ainda podem participar de monitorias, workshops, palestras e experiências em realidade virtual nos espaços: Petrobras, Oi, Semp TCL, WeWork, BNDES, Firjan, Seagate e SEBRAE.

Na Casa das Marcas, acontecem durante a Festivalia uma séria de palestras e workshops. Uma das atrações é o painel YouTube apresenta: Influência com Conteúdo, Nerdologia, Manual do Mundo, English in Brazil, reunindo os youtubers Iberê Thenório, Carina Fragozo e Átila Iamarino.

Na música, o Rio2C abre suas portas para os novos talentos da cena musical com diversos shows. No Palco Eletroacústico se apresentam Martins, Cai Sahra, Jonathan Feer, Gragoatá, Duda Brack e Gabz. E o Palco Música, no térreo, recebe Anderson Primo, Martte, Isabela Moraes, Rashid, Nanda Garcia, Jorge Airton, Simone Mazzer e UM44K.

O Rio2C exibe na Grande Sala seis filmes: Amazônia, o Despertar da Florestania, de Christiane Torloni e Miguel Przewodowski; Deslembro, de Flávia Castro; Rindo à Toa – Humor Sem Limites, de Claudio Manoel, Álvaro Campos e Alê Braga; Simonal, de Leonardo Domingues; Elogio da Liberdade, estreia de Bianca Comparato como diretora, e o documentário RBG ("A Juíza"), codirigido por Betsy West (que vai apresentar a sessão) e Julie Lewis, nomeado ao Oscar® de 2019 nas categorias Melhor Documentário e Melhor Canção Original.

 

 

A Festivalia inclui ainda o XR Arcade, uma imersão no mundo da realidade virtual em que serão exibidos conteúdos produzidos pelos mais importantes estúdios do Brasil e do mundo. O espaço ainda traz experiências do RoboCup, como o futebol de robôs.

 

Expo

Mais nova área do Rio2C, a EXPO é um espaço de conteúdo e ativações de marcas e parceiros que ocupa o térreo da Cidade das Artes.

Nesta primeira edição, o espaço conta com uma programação exclusiva de XR / Game Stage – com curadoria do XRBR – workshops, painéis e keynotes, que dissecam o mercado desde a concepção de um game design document até desafios de pós-produção e entretenimento imersivo. Nomes como Doede Holtkamp, head do VR Days, e Elbert Perez, Co-Founder e CTO da Doghead Simulations, marcam presença no espaço, assim como as empresas Unity, Unreal, Avell e Nvidia. Além de conteúdo, o espaço XRBR oferece quatro domos com experiências de realidade virtual e aumentada, sendo um deles com curadoria da VR Days, trazendo as melhores experiências em realidade virtual.

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, patrocinadora do evento, também estará no Rio2C compartilhando aprendizados e projetos transformadores nas áreas de educação, cultura e empreendedorismo social. A Oi vai apresentar histórias inspiradoras nascidas no Oito, hub de empreendedorismo e inovação da companhia para aceleração de startups. Vai ainda mostrar ao mercado soluções digitais que a companhia oferece a outras empresas para que aprofundem o uso da tecnologia em seus negócios.

A Petrobras, patrocinadora do Rio2C, estará presente em três diferentes espaços. No Espaço Jornada pelo Conhecimento Petrobras, principal espaço da marca no evento, a Petrobras vai convidar o público para o laboratório sobre rodas da empresa, fruto da parceria tecnológica da Petrobras com a McLaren na Formula 1. Neste espaço, também será oferecida a oportunidade do público ser desafiado sobre os principais temas do Rio2C: criatividade e inovação.

A Arena Petrobras Robocup promoverá uma competição de robôs para divulgar os avanços das pesquisas e a divulgação científica nas áreas de robótica e inteligência artificial. A partida de futebol de robôs é uma plataforma para demonstrar, de maneira lúdica, soluções para problemas reais do dia a dia de maneira a atrair o grande público.

A Expo recebe também as Empresas Globo – que reúne Globo, Globosat, Globo Esporte, GloboPlay e Som Livre – em um único espaço, para experiências e programação com roteiristas, diretores, cenógrafos, figurinistas, além de pocket shows com artistas da Som Livre. Destaque para A arte de... Improviso com Fernando Caruso, Figurino com Marie Salles, Cenografia com May Martins e Narrativa, Direção com Luiz Henrique Rios, e Música com Marcel Kein.

O Espaço Sebrae aproxima o mercado audiovisual dos players em encontros com os canais e traz importantes debates de inovação como Economia Criativa na Periferia, IP de Games e TI, Transformação Digital e o DNA Vuca. Entre os presentes, estão Lucas Foster, fundador e Diretor Executivo do Project Hub; Marcello Coltro, VP Sênior de Marketing, Digital e Criação da E! Entertainment Television; Silvia Elias, Diretora de Conteúdo Original da Turner; e German Carmona, Marketing Manager da GOL Airlines.

O BNDES oferece painéis voltados a investidores e empresários com apresentação de case studies e modelos de sucesso e apresenta o projeto Garagem, programa de aceleração de startups do Banco, além de atendimento e demonstração de produtos e programas destinados ao setor de economia criativa.

O We Work oferece sessões do Talk by We sobre tecnologia, criatividade e inovação, além de bate-papos com os palestrantes do Rio2C, onde os participantes podem conhecer de perto nomes como Magoz, Babi Bono, Ralph Peticov, entre outros.

Semp TCL, Firjan, Seagate, SPCine, Grupo Band, SBT e Canal Like compõe o espaço com experiência e ativações.

 

Serviço:

Sobre o Rio2C

Após causar impacto econômico de R$ 200 milhões e atingir marcas expressivas em sua edição de estreia em 2018 – foram 287 painéis, 1000 empresas participantes, 500 keynotes e palestrantes, 18 mil visitantes, 38 shows, 24 horas de games e eSports e mais de 100 experiências AR/VR –, o Rio2C - Rio Creative Conference voltará ainda mais forte este ano. Além de ampliar a atuação nos segmentos de audiovisual, inovação e música, a segunda edição do evento proporcionará novos espaços dedicados às áreas de neurociência e criatividade e de conteúdo e marcas, com a participação de alguns dos mais prestigiados nomes dos respectivos setores.

 

Biografias

Rafael Lazarini - Criador do Rio2C

Executivo, empreendedor e entusiasta das áreas de criatividade e inovação. Rafael conta com uma longa trajetória no mercado de mídia e entretenimento e vasta experiência internacional. Ao longo de seus 25 anos de mercado, acumulou realizações como a entrada da IMG no Brasil e lançamento da afiliada no país, a joint venture do Cirque du Soleil para a América do Sul, a estruturação e aquisição de participação na Rock City, holding controladora do Rock in Rio e mais recentemente a entrada da Live Nation Entertainment no mercado sul-americano. Como empreendedor, Rafael fundou em 2017 a Rio Creative Conferences, empresa responsável pelo Rio2C e tem investimentos em diversos projetos na área de conteúdo e mídia. Lazarini tem formação em engenharia e marketing, especialização em gestão de mídia e entretenimento pela UCLA e mestrado em gestão de entretenimento pela USC.

 

Carla Esmeralda - Curadora Geral

Especialista em consultoria para o desenvolvimento de projetos culturais e de programas audiovisuais. Em 1997, começou uma parceria com o Sundance Institute para desenvolver laboratórios de roteiros no Brasil. Foram realizadas mais de 22 edições, sendo que oito em parceria com o SESC e SENAC SP, os Laboratórios Novas Histórias. Dentre os vários eventos que organizou também se destacam o I Seminário Sundance/Rio Filme de Marketing, Distribuição e Exibição no Fórum de Produtores no Mercosul (1999), as edições do Brasil Documenta – Fórum Internacional de Documentários (2001/2003), para o canal GNT, e o I Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para o Desenvolvimento do Roteiro Cinematográfico (2001). Desde 2003 dirige, em parceria com Carla Camurati, o Festival Internacional de Cinema Infantil. Em 2011, Carla fui uma das criadoras do RioContentMarket, o maior mercado de conteúdo audiovisual multiplataforma da América Latina, em parceria com a BRAVI. O evento, hoje incorporado ao Rio2C, com a ampliação de novas disciplinas, terá a sua nona edição em 2019.

 

Zé Ricardo – Curador de Música

O cantor, compositor, violonista, guitarrista e produtor musical, Zé Ricardo lançou seu primeiro CD em 1998, seguidos de mais 4 CDs e 1 DVD, todos elogiados pela crítica especializada. Zé Ricardo já dividiu o palco com grandes nomes da música como Djavan, Al Jareau, Angelique Kidjo, Sandra de Sá, Ed Motta, entre outros. Promoveu artistas nos palcos que criou e/ou comandou por mais de 20 anos, tendo realizado a curadoria e direção artística de 15 eventos internacionais, com destaque para o Palco Sunset do Rock in Rio desde 2007 em diversas cidades como Madri, Rio de Janeiro, Las Vegas e Lisboa, onde já prepara a programação de 2018. Em 2014 assinou a direção musical do programa Música Boa ao Vivo, do canal Multishow, série de 36 programas, reunindo alguns dos maiores nomes da Música Brasileira.

 

Stevens Rehen – Curador do Brain Space

Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro especializado em pesquisas com células-tronco. Diretor de pesquisa do Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Membro da Câmara Técnica para Terapias Avançadas da ANVISA, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).

 

Bernardo Zamijovsky – Curador de Inovação

Bernardo é Bacharel em Mercadologia pela ESPM desde 1992. A carreira de Bernardo ha? muito tempo esta? ligada ao mundo da inovac?a?o e Venture Capital. Nos anos 90 era responsa?vel pela Reengenharia (fazendo propostas disruptivas de inovac?a?o) do Grupo VR. Foi responsa?vel pela a?rea de novos Nego?cios da empresa, sempre em busca de INOVAC?A?O. Em 1999 mudou-se para Nova York para participar de uma Startup chamada IPING, um robot de notificac?o?es telefo?nicas. Em 2000, lanc?ou no Brasil um Fantasy Game de Futebol chamado FFC (Fana?ticos Futebol Clube), sucesso premiado na e?poca com 500.000 usua?rios.

Veja a programação detalhada no site www.rio2c.com




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114