Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Terça, 20 de dezembro de 2011, 06h53

Valec retoma obras no início de 2012


Após a paralisação causada pelas denúncias que envolveram o Ministério dos Transportes este ano, a Valec deve retomar as obras nos principais eixos ferroviários do País no início de 2012, afirmou o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo.

De acordo com ele, a estatal está em negociação com as empresas contratadas para atenderem todas as recomendações do Tribunal de Contas da União (TCU) para a continuidade de cerca de 6 mil quilômetros de obras. Os principais projetos que devem ser retomados estão a Transnordestina, a conclusão da Ferrovia Norte-Sul até São Paulo e sua a extensão até Dourados (MT), além da Oeste-Leste, na Bahia, entre outros.

Além disso, o governo planeja a modernização de mais seis mil quilômetros de ferrovias já concedidas, mas que estão defasadas em relação ao modelo atual de negócios. Tratam-se de ferrovias centenárias, como a São Paulo-Porto Alegre, a Vitória-Rio e a Recife-Belo Horizonte.

A ANTT já estaria negociando com as concessionárias ALL e FCA a modernização desses trechos. Caso não haja interesse das empresas, o governo poderia retomar essas ferrovias para novas licitações para as obras, mantendo nas as atuais concessionárias apenas a capacidade que elas têm utilizado. Segundo Bernardo, apenas cerca de 50% das estruturas atuais poderiam ser preservadas nesses casos. "Será preciso eliminar gargalos." A modelagem para esses trechos, acrescentou, deve ser apresentada até março.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114