Cuiabá | MT 28/03/2024
Economia
Quarta, 23 de maio de 2012, 19h46

CNI diz que IPI menor dos veículos é medida pontual


A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nos automóveis, decidida pelo governo num pacote de medidas para estimular o consumo, é importante, mas pontual, e deve ser acompanhada de ações de longo prazo. A avaliação foi feita nesta terça-feira, 22 de maio, pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.Segundo ele, os efeitos de uma desoneração tributária pontual não são amplos. "Temos de estender a redução do IPI a vários outros setores, atingindo as cadeias produtivas e não somente o produto final", propôs. Alinhou como medidas complementares de longo prazo a completa desoneração dos investimentos e aperfeiçoamentos no sistema tributário que diminuam a carga dos impostos.

As declarações do presidente da CNI foram feitas após participar, no auditório Petrônio Portela, no Senado, da abertura do seminário Desafios da Indústria Brasileira Frente à Competitividade Internacional, promovido por quatro comissões da Câmara dos Deputados – de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Finanças e de Ciência e Tecnologia.

Andrade enfatizou, na abertura do seminário, que a indústria é fonte de progresso técnico e de elevação da produtividade da economia. Lembrou que o setor industrial representa 28% do Produto Interno Bruto (PIB), recolhe 45% de todos os impostos, emprega 25% da população, paga 25% dos salários e responde por metade das exportações.

"O Brasil tem inúmeras oportunidades para ampliar sua base industrial. Com um ambiente econômico favorável, marcos regulatórios adequados e foco na estratégia industrial, poderemos diversificar e ampliar nossa estrutura industrial", declarou. Para o presidente da CNI, o Congresso deve atuar para mudar a estrutura tributária e modernizar a legislação trabalhista. "Tais mudanças dariam à economia e à indústria um espaço maior para crescer", concluiu. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114