Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 15 de maio de 2014, 15h48

Senai-Empresas amplia prestação de serviços em tecnologia e inovação


Com foco na tendência mundial de inovação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Departamento Nacional) lançou novas diretrizes para atender as necessidades da indústria e oferecer soluções ao setor. A partir de 2014, a instituição amplia a atuação na ‘Prestação de Serviços em Tecnologia e Inovação’ que visam suprir as principais demandas em tecnologia, assessorias específicas, inovação e pesquisa aplicada que alavanquem a competitividade da indústria brasileira. O programa já está em execução pelo Senai-MT, entidade do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt).

Só em 2013, foram 1.068 mil empresas atendidas em Mato Grosso, destas 670 são indústrias. Entre as soluções em tecnologia e inovação estão: Consultoria em Processos Produtivos, Atendimento de Legislação, Normas e Regulamentos Técnicos; Serviços Operacionais; Ensaios, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Produtos e Processos. O programa envolve técnicos executores, consultores, gestores de mercado e negócios.

Além da ampliação na prestação de serviços, o Senai-MT passa a contar, a partir de 2015, com o Instituto Senai de Tecnologia (IST) na área de Alimentos e Bebidas, que integra o Programa Senai de Apoio à Competitividade da Indústria, conduzido pelo Senai Nacional e pelo Sistema Indústria. O instituto contará com serviços de consultoria e análises laboratoriais, funcionando como um facilitador da inserção de produtos das empresas mato-grossenses em novos mercados. O investimento de R$ 12,5 milhões é proveniente do Departamento Nacional e Regional e do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (Bndes).

Ao todo, serão 60 institutos tecnológicos instalados em todo o país. Uma ampla rede de laboratórios que estarão à disposição da indústria no sentido de gerar soluções de curto e médio prazo. Eles também farão a validação e criação de novos produtos e técnicas, nas mais diversas áreas do conhecimento.

Para o presidente do Sistema Fiemt, Jandir Milan, o novo ciclo tecnológico culminará com a geração de novas necessidades, exigindo das indústrias uma postura empreendedora e adaptada ao cenário. “Esse é um momento importante. A nova tendência mundial é uma indústria totalmente tecnológica e inovadora, com sistemas conectados e soluções rápidas. É importante que os empresários percebam que as soluções em tecnologia e inovação estão bem próximas. O Senai-MT tem o know how necessário para garantir a competitividade de nossas indústrias acompanhando os padrões nacionais e internacionais”, pontuou.
 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114