Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 19 de maio de 2014, 09h16

Doodle celebra os 40 anos da invenção do Cubo de Rubick, o famoso cubo mágico


.Doodle celebra os 40 anos do cubo de Rubick, criado em 1974 (Reprodução)

Brinquedo que desafia crianças e adultos, o famoso "cubo de Rubik", também conhecido como "cubo mágico", completa 40 anos e ganha homenagem do Google, que preparou o Doodle desta segunda-feira (19) para celebrar a data. O buscador transformou sua logomarca em um "cubo de Rubick online", onde o internauta pode movimentar as peças com o mouse e tentar completar o dessafio: deixar cada face do objeto com uma cor única. Um menu na barra inferior do Doodle dá as instruções necessárias e permite que o usuário compartilhe seu "resultado" por diferentes redes sociais.

Criado em 1974 pelo húngaro Ernõ Rubik - que demorou um mês para solucionar seu próprio desafio pela primeira vez – o quebra-cabeça em três dimensões ganhou o prêmio de “Jogo do ano” na Alemanha no ano de seu lançamento. Não demorou muito para que fosse difundido em grande escala, especialmente na década de 80. Hoje é considerado um dos brinquedos mais populares do mundo, atingindo um total de 900 milhões de unidades vendidas, bem como suas diferentes imitações.

O Cubo de Rubik é geralmente confeccionado em plástico e possui várias versões, sendo a versão 3x3x3 a mais comum, composta por 6 faces de 6 cores diferentes, com arestas de aproximadamente 5,5 cm. Cada uma das faces está dividida em nove partes (3x3), num total de 26 peças que se articulam entre si devido ao mecanismo da peça interior central fixa, oculta dentro do cubo. A articulação dessas peças gera o impressionante número de 43.252.003.274.489.856.000 combinações possíveis, de acordo com a empresa que fabrica o objeto.

 

O recorde mundial de menor tempo para solucionar o enigma do cubo mágico é de 5.55s conseguido pelo holandês Mats Valk em Março de 2013 (Iballaguero/Creative Commons)
Se alguém pudesse realizar todas as combinações possíveis a uma velocidade de um movimento por segundo, demoraria 1400 trilhões de anos, supondo que nunca repetisse a mesma combinação. O recorde mundial de menor tempo para solucionar o enigma do cubo mágico é de 5.55s conseguido pelo holandês Mats Valk em Março de 2013.

EBC *com informações da Wikipedia




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114