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Sábado, 29 de novembro de 2014, 12h36

TJMT faz últimos ajustes para manter ISO


Nesta última sexta-feira (28 de novembro), a empresa Par Consult e o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) do Tribunal de Justiça reuniram a Alta Administração do órgão para apresentar o resultado final da auditoria interna realizada para a manutenção da ISO 9001:2008. Foram quatro meses de consultoria e cinco reuniões para o alinhamento das ações entre as coordenadorias.

Nesta última reunião preparatória foi apresentada a pesquisa de satisfação realizada junto ao público e o plano de ação para 2015. Os oito coordenadores das áreas certificadas também puderam justificar os gargalos encontrados nos seus setores, explicar as medidas corretivas tomadas, bem como apresentar quais serão os últimos ajustes a serem realizados até as vésperas da visita técnica de certificação.

“A consultoria foi muito importante, nos deu um norte das nossas falhas e nos ajudou a voltar aos trilhos certos”, enfatizou Levi Salies Filho, coordenador da Escola dos Servidores.

A auditoria externa para a manutenção da ISO acontece entre 15 e 16 de dezembro deste ano. Esse selo foi conquistado pelo Tribunal em fevereiro de 2013 e ele só será validado se ficar comprovado que houve melhorias constantes nos processos de trabalho.

O consultor da Par Consult, Mauriti Maranhão, ponderou que não há garantias absolutas que depois de todo esse trabalho conjunto o TJ vai conseguir manter a certificação, mas observa que há uma grande probabilidade. “Essa é uma corrida sem linha de chegada. Nem todo ponto frágil foi resolvido nesse curto prazo, mas ainda há condições de solucioná-los. Hoje os processos estão bem mais definidos, as pessoas estão mais conscientes de suas responsabilidades e há mais práticas de gestão implementadas”, destaca.

Maranhão explicou a importância da certificação destacando que uma gestão profissional consistente em qualquer corporação tem que estar alinhada às normas da ISO.

O presidente do TJMT, desembargador Orlando Perri, se mostra confiante. “Estamos trabalhando continuamente para melhorar a prestação jurisdicional e temos uma expectativa muito grande que conseguiremos manter essa certificação”, frisou.

O coordenador de Planejamento do TJ, Afonso Vitorino Maciel, que está à frente desse trabalho, destaca que com todo este controle de qualidade na área meio a área judicial também passa por um processo de maturação. “Nossa grande expectativa é que depois possamos levar esse sistema de gestão de qualidade para a área fim, em uma vara ou comarca, porque o objetivo é a celeridade processual e a satisfação dos jurisdicionados”, observa. 




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