Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 04 de fevereiro de 2015, 16h58

Estudos apontam cinco alternativas para construção


O governador Pedro Taques e a secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec), Luzia Helena Trovo, se reuniram nesta quarta-feira (04.02) para dar andamento no projeto de criação do Parque Tecnológico de Mato Grosso.

Foram apresentadas ao governador cinco áreas, sendo quatro na Região Metropolitana de Cuiabá e outra na região Médio Norte do Estado. A Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras) é a responsável pelos estudos da implantação do parque desde 2013 e nas próximas semanas deve apresentar um parecer sobre a melhor área para a construção.

A instituição contratada pelo Estado tem 30 anos de experiência em desenvolvimento de ambientes tecnológicos e de inovação, além da realização de estudos, modelagem, planejamento, aparelhamento e implantação de parques tecnológicos no país.

Conforme a titular da Secitec, a ideia do governador é de fazer o lançamento da obra no mês de outubro deste ano, quando Mato Grosso vai abrigar o seminário nacional da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas (Anprotec).

“Estamos na fase de definição de área física que é uma decisão do governador. A consultoria vai dar andamento na elaboração do projeto que deve ser lançado em outubro”, diz a secretária Luzia Trovo.

Ela explica que o local irá abrigar laboratórios, incubadoras, entre outros espaços, ou seja, será o conhecimento científico aplicado.

Os custos estimados para que o Parque Tecnológico comece a ser construído são de R$ 4 milhões, recursos oriundos do governo e da iniciativa privada. Ao longo de 10 anos, considerando a esperada expansão do espaço, devem ser investidos R$ 100 milhões.

Além do Parque Tecnológico, a secretária Luzia Trovo levou ao governador a possibilidade do Estado criar centros de tecnologias que funcionariam como satélites do empreendimento principal. Entretanto, seriam focados para a economia da região em que será implantado.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114