Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 27 de abril de 2015, 16h44

Mato Grosso apoia pesquisas em ciência e tecnologia


Foto: Mayke Toscano/Gcom-MT

O governador Pedro Taques destacou a importância da pesquisa acadêmica e o intercâmbio com outros países durante a abertura da 27ª edição da Conferência Anual da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI 2015), sediada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A conferência acontece entre os dias 27 a 29 de abril, no Centro de Eventos do Pantanal.

Com o tema “Criando parcerias sustentáveis por meio da internacionalização justa e equilibrada”, o evento conta com 600 representantes do Brasil e exterior. “O encontro de hoje mostra que a ciência não tem limites e as distâncias não mais existem. É importante investir em ensino, pesquisa e extensão para que as pessoas possam se conectar com o mundo”, afirmou o governador Pedro Taques.

O secretário de Estado de Educação, Permínio Pinto, participou do evento e destacou a importância do investimento em tecnologia para que os alunos de Mato Grosso possam se conectar com outros países. “Precisamos investir em tecnologias para encurtar as distâncias. Já estamos discutindo algumas ações para investir em tecnologia e internacionalização, além de criar mecanismos para que o estudante da escola pública aprenda uma nova língua”.

Segundo o coordenador do evento, Paulo Teixeira, o objetivo é aprofundar a discussão sobre formas de garantir cooperações mais equilibradas entre países e instituições na área de Educação Superior, valorizando e promovendo parcerias estratégicas. Para Teixeira, nos últimos anos o processo de internacionalização das instituições de ensino superior brasileiras contribuiu para transformar o cenário científico, cultural, econômico e político das universidades brasileiras.

Com apoio do governo brasileiro, as colaborações entre pesquisadores brasileiros e parceiros internacionais têm sido fortalecidas por diversas ações e programas. Segundo a reitora da UFMT, Maria Lúcia Cavali Neder, o apoio do governo de Mato Grosso é importante para conseguir novas parcerias. “Hoje a internacionalização é fundamental para alargar as possibilidades na formação dos estudantes e avanço das pesquisas”.

Ministro da Educação Superior, Emprego, Desenvolvimento Econômico e Ciência e Inovação da Nova Zelândia, Steven Joyce, destacou a importância da internacionalização para a pesquisa academia e afirmou que a Nova Zelândia tem interesse em estabelecer parcerias com Mato Grosso. “Temos grandes experiências na internacionalização da educação. Acredito que temos que olhar a todos os tipos de parcerias. Temos interesses em comum com Mato Grosso, como pesquisas na agricultura e ciências ambientais”, afirmou.

No domingo (26.04), o governador Pedro Taques recebeu em seu gabinete uma comitiva da Nova Zelândia para tratar sobre parcerias educacionais e realização de pesquisas na área de ciência e tecnologia. Durante a reunião foi discutido o estreitamento das relações em diversas áreas como sistema educacional, agronegócio e produção de laticínios e ainda possibilidades de intercâmbio para os alunos da rede pública de ensino de Mato Grosso.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114