Cuiabá | MT 25/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 06 de junho de 2015, 06h23

Candidato a chefe-geral apresenta proposta de trabalho em audiência pública


Ampliar o número de tecnologias disponíveis para a sociedade explorando parcerias com empresas, principalmente no modelo de inovação aberta multi-institucional. Essa é uma das propostas que o único candidato à Chefia-Geral da Embrapa Instrumentação, João de Mendonça Naime, vai apresentar na audiência pública, a ser realizada no dia 10 de junho, entre 8h30 e 10h50, na rua XV de Novembro 1452, em São Carlos (SP).

No âmbito externo, o doutor em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo, também pretende compartilhar a infraestrutura e recursos humanos com universidades, demais institutos de ciência e tecnologia e empresas, por meio de arranjos institucionais, como as Unidades Mistas de Pesquisa – modelo adotado pela Embrapa para reunir competências e compartilhar infraestrutura de pesquisa da Empresa – e Instituto de Inovação.

De acordo com Naime, a gestão ainda pretende ampliar a inserção da Embrapa Instrumentação no cenário internacional, fortalecendo a integração com os Laboratórios Virtuais (Labex) e projetos da Embrapa no exterior, bem como estimular a realização de eventos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (P,D&I) em parceria com institutos de ciência e tecnologia e empresas estrangeiras.

Na Embrapa há 26 anos, o candidato a chefe-geral, que ocupou a Chefia Adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de 2010 até o início de 2015, traçou algumas diretrizes para fortalecer o ambiente interno, como aumentar a integração entre as áreas de P&D e Transferência de Tecnologia (TT); investir em capacitação e atualização de conhecimentos dos funcionários; na melhoria da qualidade de vida, além de incentivar a organização e gestão, visando à preservação da história e memória técnica dos projetos da Unidade.

Processo de seleção

Durante a defesa pública, o candidato apresenta o memorial e a proposta de trabalho, momento em que é arguído pelos empregados da Unidade e pelos membros do Comitê de Avaliação e Seleção. O CAS é composto pelo ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva, pelo presidente da ONG Iniciativa Verde, Roberto Ulisses Rezende (membros externos) e pela assessora da Diretoria Executiva da Embrapa, Talize Alves Garcia Fernandes - presidente do CAS, pelo pesquisador Carlos Vaz e pelo analista Paulo Lasso (membros internos).

Caso seja aprovado na defesa pública, ocorre a indicação do candidato à diretoria-executiva da Embrapa pelo CAS. Para encerrar o processo, o candidato ainda passa por uma entrevista com a diretoria-executiva até ser nomeado. O cargo de chefe-geral da Embrapa - em comissão - é de livre designação e dispensa pelo diretor-presidente da Empresa para um mandato de 3 anos, podendo ser reconduzido por igual período. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114