Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 23 de junho de 2015, 22h16

Secitec firma parceria para realização da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação


A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, tema homenageado na 12ª Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec-MT) mantém contato direto com instituições de ensino para a realização da Semana Nacional e já firmou parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Todas as entidades parceiras estarão realizando, ao longo do ano, atividades simultâneas em seus campi, relacionadas a um dos assuntos centrais do evento que terá como tema ‘Luz, Ciência e Vida’. As divulgações científicas realizadas pelas instituições de ensino parceiras, relacionadas ao tema, deverão ser cadastradas no link da Semana Nacional disponível no site do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A ação fará com que Mato Grosso se fortaleça no cenário nacional de popularização da ciência.

A data nacional para a realização da SNCTI ocorrerá entre os dias 19 e 25 de outubro, mas em Mato Grosso, o evento será antecipado para 6 a 8 de outubro devido a realização da Anprotec na capital mato-grossense, entre os dias 19 e 23 de outubro. A função principal do evento é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de atividades relacionadas a Ciência e Tecnologia.

A entrada é gratuita e a expectativa é que receba um público de 15 mil pessoas nos três dias de evento, no Cenarium Rural. Em Cuiabá, um dos atrativos da Semana Nacional é a VII Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, onde finalistas da educação básica e de ensino técnico estarão apresentando seus trabalhos.

Atividades da Semana Nacional estarão sendo realizadas também no interior do estado pelas instituições parceiras. A Ifmt, Unemat, Sebrae e Senai que fazem parte da rede de contatos da Secitec estarão realizando trabalhos independentes relacionadas ao tema central, com realização de palestras, cursos, seminários, aulas de campo, entre outras ações.

A Superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação, Profa. Dra. Lúcia Braga Sousa, disse que “as parcerias tem a função de popularização da ciência estabelecendo colaboração nos eventos coordenados pela Secitec”. Ela destaca a importância da rede de contatos entre o governo do estado, com instituições, universidades e institutos técnicos de educação e ressalta que a secretaria continua se reunindo com outros parceiros para disseminar as ações e atividades nas áreas de ciência, tecnologia e inovação. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114