Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 18 de julho de 2015, 11h08

Após passar por Canadá e Europa, robô caroneiro atravessará os EUA


O robô hitchBOT, desenvolvido por pesquisadores de diversas universidades do Canadá, começará hoje uma viagem da costa leste à costa oeste dos Estados Unidos. Ele já completou viagens semelhantes pela Europa e pelo canadá, e já viajou mais de 10.000 quilômetros em sua vida.

Incapaz de se mover sozinho, o robô, que tem o tamanho aproximado de uma criança de seis anos, sairá de Salem, em Massachusetts, e dependerá da bondade de motoristas para chegar até San Francisco, na Califórnia. Os viajantes poderão transferí-lo de um carro para outro, ou deixá-lo em postos de gasolina ou lojas na estrada.

Além de ter um destino bem definido, o robô caroneiro também possui uma lista de locais que pretende visitar no caminho. Alista, assim como o progresso da viagem, pode ser acompanhada pelo site do projeto.

 

O hitchBOT foi desenvolvido especificamente para ser uma companhia de viagem. Em sua apresentação (escrita pelos desenvolvedores), ele informa que é capaz de "conversar com as pessoas que eu encontro, tuitar sobre meu local e minhas interações e postar fotos sobre as coisas que eu vejo". Sua conta no Twitter tem mais de 30 mil seguidores.

Segundo seus desenvolvedores, ele sabe ser charmoso e brincalhão. Ele é programado para tirar uma foto a cada 20 minutos, mas sempre que pessoas aparecem na foto, mas a equipe envolvida no projeto sempre pede a parmissão de pessoas que eventualmente apareçam nas imagens antes de postá-las.

Segundo Frauke Zeller, um de seus criadores, o robô é um projeto que mistura arte e tecnologia. "Nós queremos saber o que as pessoas fazem com esse tipo de tecnologia quando as deixamos decidir", disse ao Mashable. Por isso mesmo, a equipe não faz um monitoramento constante das atividades do robô. Até agora, não foi registrado nenhum tipo de maltrato ao robô.

Em outras viagens, o hitchBOT passou uma semana com uma banda de heavy metal, frequentou uma convenção de HQs e um casamento. Sua travessia do Canadá durou 26 dias, nos quais ele viajou aproximadamente 9600 quilômetros. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114