Cuiabá | MT 16/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 27 de julho de 2015, 18h16

NASA desenvolve avião elétrico que pode reduzir custo dos voos


 

Engenheiros da NASA estão desenvolvendo um avião elétrico que pode levar até 9 passageiros em voos curtos e não precisa de combustível para se locomover. A aeronave se parece com as fabricadas após a Segunda Guerra Mundial, mas contém uma série de motores na parte frontal das asas. "Trabalhamos para tornar a asa menor e mais aerodinamicamente eficiente", explica Matt Redifer, engenheiro-chefe do projeto.

A equipe de Redifer trabalha também com aeronaves já existentes, substituindo os motores e transformando-as em modelos elétricos que usam energia limpa. Em junho deste ano, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos afirmou que as emissões de carbono provocadas pelos aviões contribuem para as alterações climáticas na Terra.

A dificuldade em popularizar os aviões elétricos, de acordo com Redifer, é o fato de que as baterias não duram muito. "A idéia de um avião elétrico é atraente", afirma John Hansman, diretor do Centro Internacional de Transporte Aéreo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. "Mas assim como acontece com os carros elétricos, os aviões não conseguirão voar longas distâncias”. O pesquisador afirma que a solução seria um modelo híbrido que usasse o combustível para gerar eletricidade para alimentar os motores.

O protótipo será testado no ano que vem e, caso se prove viável, pode reduzir o custo dos voos. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114