Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 14 de agosto de 2015, 14h41

Simpósio de Ciências Ambientais discute os desafios para um planeta sustentável


Estão abertas as inscrições para o VI Simpósio da Amazônia Meridional em Ciências Ambientais (Simamca), que será realizado entre os dias 28 e 30 de agosto pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus Sinop. Com o tema Ciência e Sociedade: desafios para um planeta sustentável, o evento busca conscientizar as instituições para o uso sustentável dos recursos naturais, destacar a contribuição da ciência para a sociedade na geração de fármacos e debater a importância na manutenção da qualidade do ambiente.

O Simpósio recebe apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) desde a sua segunda edição, ocorrida em 2008. O coordenador do Simamca, professor Domingos Rodrigues, destaca o valor desse evento e como a Fundação ajuda a alavancar a ciência no nosso Estado. “Atualmente, o Simamca é o maior evento científico de Ciências Ambientais de Mato Grosso. Ao tratar da qualidade do ambiente e também sobre o uso sustentável dos recursos naturais, os quais são abundantes e pouco explorados na Amazônia, também teremos a oportunidade de discutir as inovações tecnológicas que a ciência propicia à comunidade acadêmica e sua aplicabilidade no processo de manutenção de um planeta saudável”.

Durante os três dias de atividades, que ocorrerão no Centro de Eventos Dante de Oliveira e nas dependências do câmpus Sinop, a programação contará com apresentação cultural e de trabalhos científicos, além de painéis. Palestras e minicursos serão ministrados por pesquisadores nacionais e internacionais.

O evento discutirá, com destaque na relevância médica, os estudos de aranhas e escorpiões urbanos, as interações ecológicas de venenos de anfíbios, a nanotecnologia, os saberes tradicionais sobre plantas, a importância no ciclo do carbono para saúde humana, as relações internacionais com países desenvolvidos, a capacitação de recursos humanos, dentre outros temas.

Os interessados podem se inscrever até o dia 28 de agosto, pelo site do Simamca. Além dos 12 minicursos ofertados, também acontecerá o III Concurso de Fotografias Nuances de Gaia. Para participar é necessário enviar uma foto com o tema biologia, até o dia 26 de agosto. Todas as instruções estão disponíveis aqui.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114