Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 17 de agosto de 2015, 13h14

Balões de internet do Google entram em ação


O Project Loon (rede de internet que usa balões como estrutura para possibilitar conexões à internet) chegou ao Sri Lanka. O país asiático é o primeiro a aderir a nova estrutura, que é patrocinada pelo Google.

O acordo entre o país e o Google foi assinado no final do mês passado, mas só agora veio a público com data marcada para que a estrutura de balões em sobrevoo constante possa fornecer sinal de internet para parte dos 20 milhões de habitantes do país.

Segundo dados do governo, atualmente, dos 22 milhões de aparelhos celulares em circulação, apenas 2,8 milhões tem acesso pleno à internet, um número expressivamente baixo.

A reportagem a agência de notícias EFE conversou com o ministro das Relações Exteriores do país, MangalaSamataweera, que celebra o acordo com a gigante da internet: "Em poucos meses, poderemos dizer verdadeiramente, o Sri Lanka tem cobertura de internet". Dado confirmado por outro integrante do governo, que garante que toda a estrutura estará pronta até 31 de dezembro de 2015, e a rede deve estar disponível para os novo usuários até 31 de março de 2016.

Como o "Project Loon" funciona?

Existem muitas camadas na estratosfera terrestre que fazem varias a direção, velocidade e temperatura dos ventos. Graças a essas camadas, os balões podem se locomover, subindo os descendo de camada para ir na direção almejada, aproveitando o movimento dos ventos e disponibilizando sinal na área sobrevoada.

Além disso, o Google se associou com empresas de telecomunicações e vai compartilhar o espectro de telefonia celular, através de hardwares específicos instalados nos balões, criando assim "torres de celulares flutuantes", possibilitando assim a conexão de aparelhos munidos com a tecnologia 4G (LTE).

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114