Cuiabá | MT 25/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 30 de agosto de 2015, 12h54

Pesquisa: brasileiro é 'mercenário' quando se trata de operadoras de telefonia


Um estudo realizado pela empresa GfK em julho deste ano mostra que os níveis de fidelidade no segmento de telefonia são bastante baixos no Brasil e na América Latina. A pesquisa entrevistou 4,9 mil pessoas com idades entre 14 e 65 anos do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

Para enquadrar os entrevistados, o estudo considerou diversos perfis, entre eles os "mercenários", dispostos a mudar de operadora caso recebam ofertas mais vantajosas, e os "fiéis", que não mostram interesse em trocar de operadora mesmo quando recebem ofertas melhores.

Mais da metade dos consumidores brasileiros declarou fazer parte do grupo de "mercenários", enquanto apenas "5%" optaram por manter sua fidelidade ao plano contratado em qualquer circunstância.

Os "infiéis" também são maioria no Peru (59%), Colômbia (53%) e no México (50%), apesar de apenas 20% dos clientes terem trocado de empresa contratada para o serviço no último ano. "Atualmente, a mudança de operadora em telefonia celular possui baixo índice em toda a América Latina, dando a impressão de que a lealdade (ou inércia) é alta. Mas não é este o caso.

Nossos resultados mostram que há potencial para altos níveis de rotatividade, desde que as ofertas sejam adequadas. Para manter os usuários atuais e conquistar os que estão na concorrência, as operadoras precisam oferecer pacotes que maximizem o lucro para o usuário", explica Frans Janssen, diretor de operações de pesquisa da GfK na América Latina.

Segundo ele, a possibilidade da portabilidade de linha, introduzida recentemente no território, ainda é um fator que deve ser explorado pelas operadoras. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114