Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 02 de setembro de 2015, 07h36

Operadoras pedem 'concorrência justa' com WhatsApp e similares


Em nota veiculada ontem à noite, o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil) falou sobre a necessidade de uma "concorrência justa" no setor de telecomunicações.

Segundo a comunicado, "o setor de telecomunicações (...) considera inadiável uma discussão profunda sobre a revolução digital que vem acontecendo no mundo inteiro e afetando de forma significativa diversos setores econômicos".

De maneira mais específica, o setor se refere à "concorrência desigual, injusta e mesmo desleal por parte de algumas OTTs [empresas que usam a infraestrutura das teles sem pagar por ela] que ofertam serviços de voz, vídeo e mensagens", numa provável referência ao WhatsApp. e apps similares. Há, segundo o Sindicato, uma "enorme assimetria regulatória em favor das OTTs no país".

O Sinditelebrasil informa também que o setor de telecomunicações elaborou uma "proposta de debate", que "será apresentada em aproximadamente dois meses às autoridades para demandar o envolvimento do Poder Público (...) no desenvolvimento sustentável da infraestrutura de telecomunicações".

Histórico

A "proposta de debate" por meio da qual as operadoras pretendem envolver o poder público na discussão deve ser o próximo passo na briga das operadoras de telecomunicações brasileiras com aplicativos como o WhatsApp e o Skype, que oferecem serviços de ligação pela internet, utilizando VoIP.

No começo de agosto, o presidente da Telefônica no Brasil, Amos Genish, disse que o WhatsApp "trabalha contra as leis brasileiras" e chamou o serviço de "pirataria pura". Segundo uma especialista ouvida pelo Olhar Digital no entanto, o aplicativo não infringe quaisquer leis brasileiras.

Recentemente, associações de proteção dos direitos do consumidor como a Proteste encaminharam ao Ministério Público Federal um pedido de investigação sobre as operadoras de telecomunicações, por conta de supostas práticas contrárias ao Marco Civil da Internet. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114