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Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 26 de setembro de 2015, 15h27

Adblocker para iOS permite que empresas paguem para driblar filtro


Com a chegada do iOS 9, começaram a surgir os aplicativos ad-blockers, que impedem que anúncios sejam carregados no navegador Safari. O mais popular neste momento é o Crystal, um app pago que custa US$ 0,99. No entanto, o aplicativo está adotando uma prática questionável: permitir que empresas paguem para ultrapassar o filtro do aplicativo.

O aplicativo está no topo da lista dos “top pagos” da App Store. Segundo o Wall Street Journal, o desenvolvedor Dean Murphy já receber cerca de US$ 75 mil com o app, já descontando a fatia da Apple. E agora ele encontrou um novo método de monetização, efetivamente tirando dinheiro das duas partes: usuários que não querem anúncios e anunciantes que querem visualizações.

O app fechou um acordo com a Eyeo GmbH, empresa criadora do Adblock Pro, que oferece uma política de “anúncios aceitáveis”, que não sejam intrusivos ou incômodos. No entanto, já são 70 empresas, incluindo Google e Microsoft, que já pagam para entrar na lista de permissão e outras 700 que já atendem aos critérios, mas que ainda não foram liberados.

O desenvolvedor deve receber uma quantia mensal pela “whitelist” da Eyeo em seu aplicativo. A justificativa dele para a abertura é o apoio aos sites que dependem de anúncios.

“Hoje como o Crystal funciona, não há nenhuma forma de os usuários apoiarem os sites de que gostam. Eu decidi que é um bom recurso para oferecer, e, até onde eu vi, a política de ‘anúncios aceitáveis’ não deixa passar o que eu classifico como ‘anúncios ruins’”, ele explica. Ele também ressalta que o recurso é opcional, e o usuário pode optar por bloquear todos os anúncios como antes, se ele preferir.

De qualquer forma, a política é um pouco suspeita, porque cria efetivamente um pedágio para que anunciantes consigam alcançar os usuários do Crystal. Além disso, a Eyeo não deixa muito claro quais as empresas com as quais trabalha em sua política de “anúncios aceitáveis”, o que deixa tudo ainda mais nebuloso. 

Olhar Digital




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