Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 29 de setembro de 2015, 06h36

Internet no espaço é até 450 vezes mais lenta do que na Terra


A Agência Espacial Europeia (ESA) anunciou na última semana que pretende levar a banda larga de alta velocidade ao espaço em 2018. Atualmente, a internet fora da Terra tem uma velocidade de 228 kbps, parecida com a que existia nas residências em 2005.

A lentidão acontece porque as ondas de rádio que transportam os dados têm que viajar grandes distâncias até alcançar o seu destino, o que resulta num um significativo atraso antes de qualquer dado ser enviado ou recebido. Essa é, inclusive, uma das principais reclamações dos astronautas.

Até 2018 a ESA promete que a velocidade será igual à de uma rede de fibra óptica das principais cidades do mundo, atingindo uma velocidade de até 75 Mbps. Em vez de construir uma nova antena, a agência está reformando três já existentes que ficam na Austrália, na Espanha e na Argentina. Inicialmente, os novos esquemas de codificação e modulação dos sinais existentes permitrão uma comunicação 10 vezes mais rápida durante a próxima missão, realizada em Marte. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114