Cuiabá | MT 24/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 06 de novembro de 2015, 14h27

Pesquisa da Unemat será apresentada em evento na Alemanha na próxima semana


As pesquisas com ervas de passarinho para o combate a alguns tipos de câncer, que são realizadas pelo grupo de pesquisa Flora Portadora de Substâncias Bioativas (Flobio) do CNPq/Unemat, serão apresentadas em um evento na Alemanha no período de 12 a 14 de novembro. O trabalho dos pesquisadores da Unemat é o único do Brasil convidado a participar do 6º Mistelsymposium, cujo nome em português é: 6º Simpósio interdisciplinar sobre espécies vegetais hemiparasitas na terapia de tumores/câncer: pesquisa básica e clínica”.

O professor Arno Rieder, que coordena as pesquisas, apresentará os resultados do trabalho e explica que os organizadores do evento se interessaram pelos estudos realizados e após avaliação as mesmas serão divulgadas na forma oral com o título em português de “O uso medicinal de hemiparasitas em Mato Grosso” e na seção de pôster “Ocorrência de hemiparasitas em área urbana de Cáceres, Mato Grosso, Brasil”.

De acordo com o pesquisador, o trabalho levanta o potencial medicinal dessas plantas comumente conhecidas por erva de passarinho para tratar tumor e câncer. Até o momento já foi realizado o levantamento de espécies e densidade de ocorrência em ambiente urbano, em Cáceres. Também já foram analisados estudos produzidos sobre a temática, bem como a identificação de uso popular. O próximo passo será a avaliação do efeito mutagênico de extratos de algumas das espécies encontradas em Cáceres.

O grupo de pesquisa Flobio é vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e tem ação interdiscipliar e interdepartamental envolvendo os cursos de Agronomia, Biologia, Enfermagem, Medicina e Matemática.  




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114