Cuiabá | MT 20/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 09 de novembro de 2015, 13h09

Cientistas querem criar um acelerador de partículas portátil


Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, querem provar que aceleradores de partículas não precisam ser máquinas monstruosamente grandes. Eles dizem ter descoberto uma forma de recriar os efeitos com um dispositivo portátil.

A técnica consiste em atirar em plasma com laser de uma forma que permite intensificar o pulso a ponto de criar um rastro. Assim, os cientistas conseguem acelerar os elétrons à uma velocidade próxima à da luz sem depender de muita energia.

Como ressalta o Engadget, os aceleradores atuais são tão grandes que os menores precisam ser alojados em salas apropriadas. Graças ao trabalho da Universidade de Maryland, pode ser possível construir um que caiba num carrinho de mão.

Embora a potência não seja tão alta em comparação com o que se vê, por exemplo, no Grande Colisor de Hádrons, que fica num laboratório subterrâneo com 27 km de circunferência, a ideia de minimizar aceleradores de partículas pode contribuir para tornar as pesquisas mais rápidas - principalmente as relacionadas a medicina. 

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114