Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 09 de novembro de 2015, 17h34

Comitê avaliador ressalta relevância dos projetos do Centro de Pesquisa do Pantanal


Oito pesquisadores vinculados ao Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP) passaram por uma avaliação científica durante o Fórum Áreas Úmidas e Escassez Hídrica (FAUs), realizado no Câmpus da UFMT em Cuiabá no período de 04 a 06 deste mês. Professores de universidades do Brasil e Exterior foram convidados para analisar os projetos em diversas áreas, dentre elas recursos pesqueiros, mudanças climáticas, reprodução bovina, proteção do Pantanal e outros. Cada coordenador de projeto apresentou as ações, apontando quais as dificuldades encontradas, resultados obtidos e futuras projeções para as pesquisas.

Na avaliação do professor doutor Pierre Girard, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), a exposição dos trabalhos antes mesmo de serem concluídos, vem garantir ainda mais a qualidade científica. “Através desse olhar diferenciado de cientistas de outras universidades, é possível apontar se a pesquisa está atingindo o objetivo proposto”, ressalta Pierre.

O Comitê Avaliador ressaltou os projetos do CPP como de grande relevância para o desenvolvimento técnico-científico da região Centro-Oeste gerando expectativas de subsídios para o conhecimento, formação de recursos humanos e contribuição social, aliado à preservação de forma sustentável da biodiversidade do Pantanal Mato-Grossense.

Para a professora e avaliadora Priscilla Minotti, da Universidad Nacional de San Matin, Argentina, os trabalhos estão muito bons, trataram de assuntos interessantes e foram expostos de maneira muito satisfatória. “A avaliação oral dos trabalhos é muito importante sob o ponto de vista científico, porque se vê pelos dois lados, não só por escrito. Nós pudemos dar opiniões de como melhorar onde há um problema que é comum no decorrer da pesquisa, ou também, elogiamos em alguns aspectos já obtidos”, apontou Priscilla. No geral, os projetos foram bem avaliados, e para alguns deles foram sugeridas algumas alterações no roteiro metodológico.

O professor Paulo Teixeira de Sousa, do Centro de Pesquisa do Pantanal, ressaltou que todos os temas escolhidos resultam da interação entre os cientistas e comunidade pantaneira. “Assim, há mais de uma década, o CPP vem produzindo novos conhecimentos úteis à sociedade e aos nossos governantes na tomada de decisão em defesa do maior planície alagável do mundo, o Pantanal”. Todas as pesquisas têm o financiamento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

O Comitê Avaliador foi integrado por Fábio Luiz Búrigo, professor do Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Davi José Bungenstab, doutor em Ciências Agrárias e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR); Carlos Edwar de Carvalho Freitas, doutor em Ciências da Engenharia Ambiental, professor da Universidade Federal do Amazonas; Gilvan Sampaio, doutor em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Ibraim Fantin, doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); José Ricardo Gonçalves, doutor em Tecnologia de Alimentos pela FEA/Unicamp; e pela bióloga Priscila Gail Minotti, da Universidad Nacional de San Matin, da Província de Buenos Aires, Argentina. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114