Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Segunda, 16 de novembro de 2015, 20h36

Comando de operações do satélite Cbers-4 passa para o Brasil


Centro de Rastreio e Controle (CRC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) será o responsável por gerenciar atividades do equipamento espacial nos próximos nove meses.

O Centro de Rastreio e Controle (CRC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) assumiu a responsabilidade pelo comando de plataforma do Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (Cbers-4). Desde o lançamento do equipamento ao espaço, em dezembro de 2014, a atividade era executada pelo Centro de Controle de Satélites de Xian (XSCC), na China.

"Esta responsabilidade implica não só em monitorar e controlar o estado de funcionamento do satélite, por meio de análise de dados de telemetria e envio de telecomandos, como também executar manobras de controle de órbita", explicou o chefe do CRC, Valcir Orlando.

Para efetivar a transferência de controle, o Inpe avaliou o estado de funcionamento do satélite por meio de relatório elaborado pelo XSCC. Além disso, o CRC verificou e atualizou os procedimentos e software de controle, além das interfaces de comunicação com o satélite e com o órgão de controle chinês. Foi constatado que o Cbers-4, no geral, encontra-se em estado funcional "bastante satisfatório" e não foi verificado qualquer aspecto que pudesse comprometer o desempenho do satélite.

A responsabilidade pelo controle dos equipamentos da série Cbers vem sendo compartilhada entre o Brasil e a China, proporcionalmente à contribuição de cada nação no investimento global do projeto. Cada país investiu 50% do valor do Cbers-4.Durante o período de vida útil do satélite, previsto para três anos, as nações vão se revezar no comando de operações por um período de nove meses. Ao fim desse prazo, caso o veículo espacial continue em estado operacional, teria inicia um período de sobrevida, no qual Brasil e China comandariam as operações três meses cada um.

A próxima transferência de controle do Cbers-4, desta vez do Brasil para a China, está prevista para o dia 1º de agosto de 2016.
Para mais informações sobre o satélite Cbers-4, acesse este link. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114