Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quinta, 26 de novembro de 2015, 09h14

Encontro esclarecerá dúvidas sobre chamada de proposta sobre mudanças climáticas


Foto: Leo Ramos

A FAPESP realizará, no dia 2 de dezembro de 2015, a Reunião de divulgação e esclarecimento da chamada de proposta de pesquisa “Mudanças climáticas e suas relações com energia, água e agricultura” http://www.fapesp.br/9824.

O objetivo do encontro, promovido pelo Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais (PFPMCG), é apresentar à comunidade científica os objetivos da chamada, as modalidades e os procedimentos para a submissão de propostas, cujo prazo de recebimento termina em 26 de fevereiro de 2016.

Com esta chamada, a FAPESP busca identificar, selecionar e apoiar projetos de pesquisa fundamental e aplicada, sobre temas específicos e induzir a realização de pesquisas interdisciplinares nos setores da agricultura e energia, visando a adaptação e mitigação às mudanças globais, ao desenvolvimento de novas tecnologias energéticas e agrícolas e o manejo racional de água.

Os temas contemplados na chamada são:

Inovação de sistemas energéticos considerando-se os aspectos técnicos econômicos e socioambientais, com ênfase em alternativas para mitigação de GEE e menor emissão de carbono. Pesquisas sobre mecanismos econômicos, regulatórios e institucionais para facilitar a disseminação de tecnologias, processos e práticas para o aumento da eficiência energética e a mitigação de emissões de GEE associadas.

Modelagem de sistemas energéticos, integrando a oferta e demanda, considerando os aspectos econômicos, socioambientais, emissões de GEE e suas relações com mudanças climáticas. Estudos específicos para atender a Política Estadual de Mudanças Climáticas do Estado de São Paulo e os compromissos multilaterais internacionais a serem assumidos pelo Brasil.

Validação e a construção de modelos integrados no escopo do nexus energia-agricultura-água.

Desenvolvimento de sistemas produtivos, agrícolas e industriais, eficientes no uso da água e energia.
Avaliação, prospecção e desenvolvimento de tecnologias de combustão limpa, incluindo tecnologias de gaseificação e de mitigação de emissões de GEE.

Novas tecnologias para uso eficiente de energia e água em edificações. Novos conceitos e tecnologias para mobilidade urbana e seus impactos no consumo de energia e emissões de poluentes.
Caracterização das emissões de N2O e CH4 oriundos de atividades pecuárias e do manejo agrícola, levando-se em conta a minimização de emissões de GEE.

Impactos das mudanças climáticas globais em culturas agrícolas e pastagens, diretos ou indiretos, na produtividade e qualidade dos alimentos.

Desenvolvimento de novas variedades de plantas e animais de criação, culturas agrícolas e florestas, com genótipos mais adaptados às mudanças climáticas, diferenciando-se os biomas e culturas agrícolas.

Desenvolvimento de novas metodologias para avaliação do potencial sequestro de carbono no solo e biomassa em sistemas agrícolas e florestais.

Desenvolvimento de técnicas diretas ou remotas de mensuração da densidade e teor de carbono do solo e plantas, visando validar estoques de carbono nesses compartimentos.

Conflitos entre produção de energia versus produção de alimentos com vistas ao balanço de GEE e às mudanças climáticas globais.

Avaliação da sustentabilidade dentro do sistema energia-alimento-água em vista das mudanças climáticas, levando-se em conta aspectos econômicos, sociais e ambientais.

A "Apresentação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais" será feita por Reynaldo Victoria e a "Apresentação da Chamada de Proposta: Mudanças Climáticas e suas relações com energia, água e agricultura" por Gilberto Januzzi e Newton La Scala, todos membros da coordenação do PFPMCG. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114