Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 12 de fevereiro de 2016, 18h36

Embrapa Rondônia lança manual prático de ginecologia e ultrassonografia em bovinos


Foto: Rafael Rocha

Os profissionais e estudantes que trabalham diretamente com os sistemas de produção de bovinos de todo o Brasil ganham um novo aliado. A Embrapa Rondônia, em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina, lança o livro Ginecologia e ultrassonografia reprodutiva em bovinos.

Trata-se de um manual prático, de consulta rápida e de fácil leitura, que pode auxiliar na condução adequada da avaliação reprodutiva. Em breve esta obra estará disponível para a venda na Livraria da Embrapa, no endereço www.embrapa.br/livraria.

De acordo com um dos autores da obra, o pesquisador da Embrapa Rondônia Luiz Pfeifer, o livro apresenta uma visão prática, baseada em ampla pesquisa nas obras básicas e na experiência dos autores, sobre a execução de exames de ginecologia e ultrassonografia reprodutiva em bovinos, apresentando ao leitor também os principais achados que podem ser detectados nos exames de rotina.

Os três primeiros capítulos tratam basicamente sobre o entendimento anatomofisiológico do ciclo estral e da gestação. Para os autores, este conhecimento é fundamental para que o técnico execute um bom trabalho. "O profissional necessita entender detalhadamente o funcionamento dinâmico das estruturas envolvidas nos processos biológicos responsáveis pela formação da vida.

Assim, ele terá subsídios para desenvolver soluções aos desafios encontrados nos procedimentos ginecológico e obstétrico", explica Pfeifer. Aos que desejam ir diretamente para a prática, a partir do capítulo 4 encontram informações relevantes para a execução de um bom exame ginecológico e ultrassonográfico do trato reprodutivo.

A concepção deste manual prático, segundo os autores, foi uma forma de compartilharem suas experiências e disseminar suas visões sobre as aptidões que devem ser treinadas e adquiridas por aqueles que desejam fazer da reprodução bovina um meio de vida. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114