Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sábado, 02 de abril de 2016, 09h08

Esta não é a primeira vez que Google volta atrás em brincadeira de 1º de abril


No dia 1º de Abril todo mundo já está preparado para as brincadeiras que as empresas acabam fazendo. Porém, o Google, exagerou um pouco este ano ao incluir no Gmail um botão chamado “MicDrop”, que, quando ativado, adicionava o GIF de um Minion largando um microfone na mensagem e impedia o destinatário de responder.

Boa parte dos usuários não gostaram da brincadeira, sendo que tiveram relatos de até pessoas que perderam o emprego, pois acabaram mandando, sem querer, o GIF para superiores. O Google, então, pediu desculpas pela piada de mau gosto e desabilitou o recurso.

Esta não é a primeira vez que a empresa precisa se retificar mal-entendidos do 1º de abril. Em 2000, o co-fundador Sergey Brin, conhecido por gostar de brincadeiras, começou a pensar na possibilidade de fazer algo divertido na data.

Eles colocaram junto com o Google Search, o MentalPlex, uma espécie de buscador que lê a mente do usuário. A companhia também criou uma página de FAQ com perguntas e respostas engraçadas e algumas mensagens de erro que apareciam quando o internauta tentava usar a ferramenta.

Porém, uma dessas mensagem causou um grande problema. O MentalPlex do Google dizia que tinha "detectado pensamentos estranhos" e traduzia o texto de interface da página de resultados para o alemão.

As pessoas começaram a reclamar que a mudança da língua dificultava na hora de continuar navegando normalmente no Google, além de a piada com a Alemanha não ter sido muito bem recebida pelo país. Uma usuária se queixou que a brincadeira estava a atrapalhando no trabalho.

O Google precisou remover a brincadeira e aprendeu (ou não) a lição de que não se deve inibir a capacidade das pessoas de usarem seus produtos.  

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114