Cuiabá | MT 19/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Domingo, 22 de maio de 2016, 07h55

Google quer fazer com que aplicativos para Android possam reagir ao ambiente


.

Imagine um futuro, não muito distante, em que seu celular possa perceber que o seu fone de ouvido foi conectado e que você está correndo, o que faz com que seu app de música favorito seja ativado automaticamente, sem você precisar tirar o smartphone do bolso. É esse o futuro que o Google imagina para o Android.

Durante a Google I/O, convenção que a empresa realiza todos os anos para desenvolvedores e que teve início esta semana nos EUA, foi revelada a criação de "APIs de consciência". Essas APIs são um conjunto de rotinas e padrões de programação que permitem aos criadores de aplicativos coletar informações sobre o ambiente do usuário e fazer com que seus apps respondam de acordo.

Entre as informações que essas APIs podem coletar estão o local do usuário, situação (se está andando, correndo ou parado), horário do dia, clima, movimento do celular, entre outras. Assim, os desenvolvedores podem atribuir respostas a cada uma dessas informações, de modo que um aplicativo seja capaz de reagir a certas condições do ambiente de forma instantânea. 

Um app de lanterna pode ser ativado automaticamente se o celular detectar que você está em um ambiente com muito pouca luz, ou o aplicativo de câmera pode ativar-se quando o smartphone notar que está na praia e o movimento das mãos do usuário foi de estender o braço. As possibilidades são diversas e devem começar a ser vistas em breve.

Olhar Digital




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114