Cuiabá | MT 20/04/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 24 de junho de 2016, 17h26

Sistemas de antivírus e criptografia não são 100% seguros, alerta estudo


Os antivírus e os sistemas de criptografia instalados nos computadores, tablets e smartphones podem estar dando a falsa sensação de proteção das informações dos usuários. O alerta foi dado pelos pesquisadores brasileiros do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), Rodrigo Ruiz e Rogério Winter.

Testes feitos pelos pesquisadores em 150 sistemas de antivírus mostraram que o chamado princípio de assinatura – que utilizam listagem de programas e outros sistemas detectados como "maldosos" – continua a ser utilizado nos softwares de forma equivocada e ineficiente.

Durante a pesquisa, Ruiz e Winter perceberam que apesar das empresas de antivírus afirmarem que utilizam tecnologias heurísticas (uma forma de detectar a ação de um vírus ainda desconhecido por meio de sua ação no sistema do usuário), os atuais softwares de proteção utilizam como base da detecção de vírus e malwares o conceito de assinaturas.

Ou seja, baseiam-se em dados previamente detectados. "Essa falha apresentada nos antivírus poderia ser utilizada para ataques simples em computadores domésticos e também para criar ataques cibernéticos mais grandiosos", afirmam os pesquisadores.

Criptografia

Quando o assunto é criptografia, os estudos também mostram vulnerabilidades. O Bitlocker (Microsoft) e Bit Defender Total Encryption 2015 (Bitdefender), dois consagrados sistemas de criptografia existente no mercado, ainda utilizam conceitos ultrapassados para proteger as informações e garantir a privacidade dos computadores que usam esses sistemas. Isso porque, apesar dos algoritmos serem seguros, as empresas não fazem atualizações regulares do programa em si. Essa falha, dizem os pesquisadores, faz com que existam formas de se recuperar informações que não necessariamente passam por quebrar o algoritmo criptográfico.

Todas essas informações foram publicadas em um importante periódico internacional especialista em segurança de informação. "Hoje em dia, a proteção da informação é vital para órgãos e diversos setores da sociedade. Quaisquer falhas de produtos devem ser devidamente tratadas, independentemente da implantação e gestão de componentes de segurança", explicam os especialistas. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114