Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Quarta, 06 de julho de 2016, 10h57

Brasil usará satélite na segurança dos Jogos Rio 2016


O satélite denominado Eros B está, desde a semana passada, plenamente operacional numa órbita acima do Brasil e vai auxiliar as operações de segurança durantes os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, o satélite de alta resolução possui capacidade de visualizar e identificar objetos, pessoas, veículos e mercadorias. De acordo com a Agência Espacial Brasileira, O Eros B opera a uma altitude mínima de 450 quilômetros de distância da Terra e é capaz de identificar objetos com 50 centímetros de tamanho, como por exemplo, a matrícula de um automóvel.

O satélite foi cedido por Israel por meio de um acordo bilateral e ficará à disposição do Brasil durante seis meses. Uma vez finalizada a Olimpíada, ele será empregado na vigilância de fronteiras.

Controle de fronteiras

O Eros B será totalmente controlado por militares brasileiros e suas imagens compartilhadas com todas as agências governamentais de segurança conforme explicou o coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), Hélcio Vieira Junior. Segundo ele, o acordo Brasil/Israel permitirá futuramente mais transações comerciais entre os dois países.

As características operacionais do Eros B podem ser de muita utilidade para implementação final do Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Sisfron) do Exército Brasileiro, que será integrado por radares fixos e móveis, bem como câmeras e outros sensores instalados ao longo das fronteiras brasileiras. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114