Cuiabá | MT 28/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Sexta, 08 de julho de 2016, 16h33

Aplicativo aproxima astronomia da sociedade de forma acessível


.

Conhecer o instante exato do nascer e do pôr do sol, saber as fases da lua e ter noções de astronomia. Tudo isso pode ser encontrado no aplicativo Astro, criado pelo Observatório Nacional (ON), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Desenvolvido em 1987, o aplicativo foi reconfigurado para ser um sistema de acesso e utilidade pública. Segundo o observatório, é possível baixar o aplicativo no celular.

Além das funções de astronomia, o aplicativo também oferece conceitos de geofísica, além de dados sobre marés e movimentos da Terra, como translação e rotação. "São conceitos que a gente usa em astronomia e podem ser encontrados no Astro de uma maneira bem popular, com uma linguagem bem simples e principalmente com uma visualização em três dimensões. Isso é legal não só para as crianças, mas para que a população em geral", explicou o o pesquisador do ON, Carlos Henrique Veiga, criador do aplicativo.

Segundo o desenvolvedores, o aplicativo pode ser usado como um conjunto de ferramentas que aproximam a sociedade dos conhecimentos astronômicos. "Lá tem o nascer e o ocaso [pôr] do sol, as fases da lua, eclipses lunares e solares e, agora, a gente colocou as cartas magnéticas, que são superimportantes”, afirma o pesquisador.

As cartas magnéticas mostram a variação do norte magnético mostrado em uma bússola e o norte geográfico. “Se você vai fazer uma viagem, por exemplo, e quer saber a que horas o sol vai nascer, pode usar o serviço também", completou o pesquisador.

O aplicativo recebeu o registro do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), válido por 50 anos. 




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114