Cuiabá | MT 29/03/2024
Pesquisa/Tecnologia
Terça, 12 de julho de 2016, 09h14

FAPESP e Fundecitrus debatem resultados de pesquisas na citricultura


A trajetória das pesquisas que levaram à ampliação do conhecimento sobre a Clorose Variegada dos Citros (CVC), conhecida como praga do amarelinho, e seu efetivo controle nas plantações de laranjas do Estado de São Paulo serão tema de um encontro promovido pela FAPESP em parceria com o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) na quarta-feira (13/07), na sede da Fundação, em São Paulo.

No evento, pesquisadores vão debater o papel das pesquisas no controle biológico da praga nos laranjais, desde o projeto Genoma FAPESP, que decodificou a Xylella fastidiosa, bactéria causadora da CVC, até a aplicação do conhecimento produzido nessa e em outras pesquisas, que resultou no controle da doença.

Os resultados do projeto Genoma FAPESP, concluído em 2000 com a participação de aproximadamente 200 pesquisadores de diferentes universidades e centros de pesquisa, estarão na pauta do encontro, assim como a sequência de pesquisas realizadas nos últimos 15 anos, em instituições públicas e privadas, algumas em parceria com outros países.

Durante o evento serão divulgados números atualizados da incidência da CVC em São Paulo. Os participantes vão traçar ainda um panorama dos mecanismos de financiamento de pesquisas relacionadas a diferentes temas na citricultura e dos conhecimentos obtidos por essas pesquisas e sua aplicação no campo, que levaram a uma radical mudança nas técnicas de produção de mudas, por meio da difusão de tecnologia adequada, além de influenciar a legislação reguladora do setor.

As políticas públicas sobre o controle dos vetores e o tratamento de doenças nas plantas, bem como sua abrangência ao padrão de produtividade dos laranjais também estarão em pauta, assim como o intercâmbio de informações entre diferentes grupos de pesquisa, incluindo o acesso ao conhecimento produzido.

A abertura do evento será feita por José Goldemberg, presidente da FAPESP, e Lourival Monaco, presidente do Fundecitrus. A programação completa pode ser vista em www.fapesp.br/10338.

Para se inscrever acesse o endereço www.fapesp.br/eventos/citrus/inscricao.  

Agência FAPESP




Busca



Enquete

O Governo de MT começou a implantar o BRT entre VG e Cuiabá. Na sua opinião:

Será mais prático que o VLT
Vai resolver o problema do transporte público.
É uma alternativa temporaria.
  Resultado
Facebook Twitter Google+ RSS
Logo_azado

Plantão News.com.br - 2009 Todos os Direitos Reservados.

email:redacao@plantaonews.com.br / Fone: (65) 98431-3114